O papel das belas artes em uma pedagogia cívica: possíveis diálogos entre Comte e Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1471Palavras-chave:
Auguste Comte, Jean-Jacques Rousseau, Positivismo, Pedagogia cívica.Resumo
O texto traça um paralelo entre as idéias de Rousseau e Comte acerca de uma religião civil e como ambos estimularam uma pedagogia cívica voltada a celebrar o passado e os grandes homens. Tal pedagogia estimulou a produção de imagens e sua utilização em atividades coletivas francesas. Comte radicalizou suas idéias acerca da produção artística ao propor abolir as escolas de belas artes e atribuir às obras de arte o papel de conter as idéias utópicas do século XIX.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
LEAL, E. O papel das belas artes em uma pedagogia cívica: possíveis diálogos entre Comte e Rousseau. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 35–42, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1471. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1471. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Positivismo
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.