O papel das belas artes em uma pedagogia cívica: possíveis diálogos entre Comte e Rousseau

Auteurs-es

  • Elisabete Leal

DOI :

https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1471

Mots-clés :

Auguste Comte, Jean-Jacques Rousseau, Positivismo, Pedagogia cívica.

Résumé

O texto traça um paralelo entre as idéias de Rousseau e Comte acerca de uma religião civil e como ambos estimularam uma pedagogia cívica voltada a celebrar o passado e os grandes homens. Tal pedagogia estimulou a produção de imagens e sua utilização em atividades coletivas francesas. Comte radicalizou suas idéias acerca da produção artística ao propor abolir as escolas de belas artes e atribuir às obras de arte o papel de conter as idéias utópicas do século XIX.

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

LEAL, E. O papel das belas artes em uma pedagogia cívica: possíveis diálogos entre Comte e Rousseau. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 35–42, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1471. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1471. Acesso em: 7 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação e Positivismo