Inovação da formação docente: dilemas e tendências
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21338Palavras-chave:
Formação docente, Currículo, InovaçãoResumo
Neste artigo procuramos discutir os desafios da formação docente na sociedade contemporânea, no contexto em que o conhecimento é foco de grande atenção em razão da sua importância para o desenvolvimento econômico e social. A questão é especialmente importante para aquelas universidades que se situam no estado de São Paulo, que atende, no Ensino Médio, 80% dos seus jovens. O eixo de análise diz respeito à relação entre formação profissional inicial e a necessidade de inovação dos currículos e práticas estabelecidas. O estudo se pautou na análise de estatísticas construídas a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017 e do Censo da Educação Superior 2017 para a Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, que compreende 39 cidades. Buscamos suporte teórico na revisão da literatura sobre a história da formação docente e estratégias de renovação pedagógica em Tardif, Nóvoa, Gatti, Aguerrondo, entre outros. Os resultados mostraram que, apesar do quadro de queda no ingresso de alunos nos cursos de Licenciatura, há demanda pela formação de professores. A necessidade de inovação dos currículos de formação docente é urgente e já foi materializada, para o estado de São Paulo, nos marcos legais, mas ainda está longe de atingir seus objetivos. Da mesma forma, as práticas de ensino, que podem adotar soluções inovadoras inspiradas nas técnicas de metodologias ativas.Referências
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