PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS E MEDIAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23460Palavras-chave:
Avaliação, Ensino de Sociologia, Mediações Pedagógicas.Resumo
A proposta deste trabalho é problematizar sociologicamente as práticas e as orientações curriculares acerca de avaliação na disciplina de Sociologia, apontando a relevância da indissociabilidade entre as concepções, os critérios, os instrumentos e as mediações pedagógicas dos profissionais da educação. Compreendemos que os pressupostos sobre avaliação são formulados a partir das concepções de mundo politicamente construídas, traçando interfaces com outras concepções igualmente relevantes que os professores possuem sobre sociedade, juventudes, políticas educacionais, escola e universidade pública. Deste modo, as práticas pedagógicas avaliativas, embasadas em critérios e instrumentos cientificamente planejados, precisam dialogar com as mediações político-pedagógicas inclusivas e democráticas. Dialogando especialmente com Luckesi (2008), queremos mostrar que estas reflexões sobre o ato de avaliar se fazem relevantes na formação inicial e continuada de professores de Sociologia, do mesmo que os formadores de professores na universidade pública precisam reavaliar cotidianamente suas próprias práticas avaliativas com vistas a uma profissionalização docente mais humanizadora.Referências
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