PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS E MEDIAÇÕES

Autores

  • Angela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Angélica Lyra de Araujo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23460
Agências de fomento

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Sociologia, Mediações Pedagógicas.

Resumo

A proposta deste trabalho é problematizar sociologicamente as práticas e as orientações curriculares acerca de avaliação na disciplina de Sociologia, apontando a relevância da indissociabilidade entre as concepções, os critérios, os instrumentos e as mediações pedagógicas dos profissionais da educação. Compreendemos que os pressupostos sobre avaliação são formulados a partir das concepções de mundo politicamente construídas, traçando interfaces com outras concepções igualmente relevantes que os professores possuem sobre sociedade, juventudes, políticas educacionais, escola e universidade pública. Deste modo, as práticas pedagógicas avaliativas, embasadas em critérios e instrumentos cientificamente planejados, precisam dialogar com as mediações político-pedagógicas inclusivas e democráticas. Dialogando especialmente com Luckesi (2008), queremos mostrar que estas reflexões sobre o ato de avaliar se fazem relevantes na formação inicial e continuada de professores de Sociologia, do mesmo que os formadores de professores na universidade pública precisam reavaliar cotidianamente suas próprias práticas avaliativas com vistas a uma profissionalização docente mais humanizadora.

Biografia do Autor

Angela Maria de Sousa Lima, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora do Programa de Educação da UEM. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, Colaboradora do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia), no Departamento de Ciências Sociais da UEL. Contato: angellamaria@uel.br

Angélica Lyra de Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara, professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, Colaboradora do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia), no Departamento de Ciências Sociais da UEL. Contato: lyradearaujo@hotmail.com

Referências

AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, nº. 2, p. 181-204, Jul/1998. Inserido em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-5551998000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08/09/2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP nº. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, nº. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. PARECER CNE/CEB Nº 05/2011 - Publicado no D.O.U. de 24/1/2012. In: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. CNE. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.

BRASIL. Lei nº 13.005. De 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Lei nº 13.415. De 16/02/2017. Altera as Leis nº 9.394 de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e 11.494, de 20/06/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28/03/1967; revoga a Lei nº 11.161, de 05/08/2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília/DF. MEC/CNE, 2017.

BRASIL. OCNs. Orientações Curriculares Nacionais - Sociologia. Brasília-DF, MEC.2008.

BRASIL. Reforma Trabalhista. Lei nº 13.467. De 13/07/2017. Brasília/DF. 2017.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: ______ (org) múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2ª. reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 136 a 161.

FREITAS, Helena Costa L. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996.

FREITAS, Helena Costa L. de. Teoria pedagógica: limites e possibilidades. Idéias. nº 11. 1991. p.39 a 47.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

GIROUX, Henry A. Os Professores Como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.

KUENZER, Acácia Zeneida. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educ. Soc. 1999, vol.20, n.68, pp. 163-183.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

PARANÁ. DCEs-Sociologia. Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Curitiba: SEED/PR, 2008.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do Educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino (org) Formação do Educador. São Paulo: UNESP, 1996.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 1997.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. SP: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

LIMA, A. M. de S.; DE ARAUJO, A. L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS E MEDIAÇÕES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.23460. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/23460. Acesso em: 3 nov. 2024.