Contribuições do PIBID para a docência: da formação inicial à formação continuada de professores

Autores

  • Danilene Gullich Donin Berticelli Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-3051-4750
  • Leidi Cecília Friedrich Universidade Federal do Paraná
  • Mara Fernanda Parisoto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.25880
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pibid, Formação de professores, Formação continuada, Interdisciplinaridade

Resumo

Este relato de experiência apresenta o grande e prazeroso desafio que três docentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná vivenciaram ao coordenar o Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Conduzido por uma abordagem qualitativa (RICHARDSON, 1999) o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica, tomando com base Marconi e Lakatos (2018), para o estudo das fontes (artigos), além das técnicas de pesquisa como a observação (RICHARDSON, 1999) aliada ao seminário (MARCONI e LAKATOS, 2018). O relato detalha como o programa foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de Física, Matemática e Química e cita as atividades desenvolvidas, bem como os produtos gerados. Explica a forma como deram vida ao programa e faz uma análise sob três aspectos distintos: a visão das coordenadoras, a visão das supervisoras e a visão dos alunos de graduação. Destaca a importância de inserir os estudantes de licenciatura na sala de aula antes dos estágios obrigatórios. Busca fazer um diálogo com autores que se dedicam ao estudo da cultura escolar (CHARTIER, 1990) e ao estudo dos saberes necessários para a formação docente (VALENTE, 2019).  Aponta as contribuições que a participação no programa trouxe para futuros professores em formação e professores em formação continuada. Destaca ainda a relevância de programas como o Pibid em cursos de Licenciatura.

Biografia do Autor

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2017). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2012). Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2000). Atualmente é docente na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, história da educação matemática, e prática pedagógica

Referências

BERTICELLI, D. G. D.; FRIEDRICH, L. D.; PARISOTO, M. F. Abrindo a Caixa preta do PIBID. Curitiba: CRV, 2020.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. n.2, p. 177-229, Porto Alegre, 1990.

FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7 ed – Curitiba: Ed. Positivo; 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8ª ed. – 2ª Reimpr – São Paulo: Atlas, 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8ª ed – 4ª Reimpr – São Paulo: Atlas, 2020.

PASSOS, C. A.; TOLEDO, I. M.; SALLA, J. M. A experiência do PIBID para os alunos de Licenciatura em Ciências Exatas. In: BERTICELLI, D. G. D.; FRIEDRICH, L. D.; PARISOTO, M. F. Abrindo a Caixa preta do PIBID. Curitiba: CRV, 2020.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 2, p. 224-235, mar./abr. 2017.

VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), Guarulhos, v. 23, 2019.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

BERTICELLI, D. G. D.; FRIEDRICH, L. C.; PARISOTO, M. F. Contribuições do PIBID para a docência: da formação inicial à formação continuada de professores. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 7–19, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.25880. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25880. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores