Contribuições do PIBID para a docência: da formação inicial à formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.25880Palavras-chave:
Pibid, Formação de professores, Formação continuada, InterdisciplinaridadeResumo
Este relato de experiência apresenta o grande e prazeroso desafio que três docentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná vivenciaram ao coordenar o Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Conduzido por uma abordagem qualitativa (RICHARDSON, 1999) o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica, tomando com base Marconi e Lakatos (2018), para o estudo das fontes (artigos), além das técnicas de pesquisa como a observação (RICHARDSON, 1999) aliada ao seminário (MARCONI e LAKATOS, 2018). O relato detalha como o programa foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de Física, Matemática e Química e cita as atividades desenvolvidas, bem como os produtos gerados. Explica a forma como deram vida ao programa e faz uma análise sob três aspectos distintos: a visão das coordenadoras, a visão das supervisoras e a visão dos alunos de graduação. Destaca a importância de inserir os estudantes de licenciatura na sala de aula antes dos estágios obrigatórios. Busca fazer um diálogo com autores que se dedicam ao estudo da cultura escolar (CHARTIER, 1990) e ao estudo dos saberes necessários para a formação docente (VALENTE, 2019). Aponta as contribuições que a participação no programa trouxe para futuros professores em formação e professores em formação continuada. Destaca ainda a relevância de programas como o Pibid em cursos de Licenciatura.Referências
BERTICELLI, D. G. D.; FRIEDRICH, L. D.; PARISOTO, M. F. Abrindo a Caixa preta do PIBID. Curitiba: CRV, 2020.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. n.2, p. 177-229, Porto Alegre, 1990.
FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7 ed – Curitiba: Ed. Positivo; 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8ª ed. – 2ª Reimpr – São Paulo: Atlas, 2018.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8ª ed – 4ª Reimpr – São Paulo: Atlas, 2020.
PASSOS, C. A.; TOLEDO, I. M.; SALLA, J. M. A experiência do PIBID para os alunos de Licenciatura em Ciências Exatas. In: BERTICELLI, D. G. D.; FRIEDRICH, L. D.; PARISOTO, M. F. Abrindo a Caixa preta do PIBID. Curitiba: CRV, 2020.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 2, p. 224-235, mar./abr. 2017.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), Guarulhos, v. 23, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.