A ESCOLA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES DE PIBIDIANOS SOBRE O PIBID-HISTÓRIA

Autores

  • Gabriela de Aguiar Gotardi
  • Sidnei de Oliveira Junior

Palavras-chave:

PIBID, Docência, Ensino de História, Experiências.

Resumo


Através da perspectiva de dois historiadores em formação, este relato busca compartilhar experiências, desafios e impressões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Este texto anseia debater as contribuições deste importante projeto de formação docente e como, através dele, a aproximação da Universidade Pública com a Educação Básica é concretizada.  Somos dois ex-bolsistas de Iniciação à Docência (ID) que atuaram entre agosto de 2018 e janeiro de 2020 no programa. Buscamos reafirmar a importância da formação inicial e continuada de licenciandas e licenciandos em História calcada pela aproximação entre as esferas acadêmica e escolar cuja troca de saberes resulta em uma dinâmica e multifacetada construção teórico-metodológica. Neste relato iremos explorar as diversas camadas que compõe esta experiência de formação, que extrapola uma vivência de estágio e alia múltiplas possibilidades da ação histórica. Será comentado sobre os produtos gerados ao longo de nossa trajetória (como Planos de Aulas, Roteiros de Aulas, Oficinas, Cine-Debates, dentre outros). Iremos perpassar por discussões de teorias e metodologias de ensino no ambiente acadêmico e pela integração e atuação concreta na realidade escolar. Estes são dois espaços de construção e constituição de saberes múltiplos, educacionais e científicos, que juntos detêm uma grande potência transformadora.

Biografia do Autor

Gabriela de Aguiar Gotardi

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrou o Pibid de agosto/2018 a janeiro/2020. Tem experiência no ensino de EJA com inclusão de pessoas surdas e em cursinho pré-vestibular.

Sidnei de Oliveira Junior

Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrou o Pibid de agosto/2018 a janeiro/2020. Atualmente desenvolve uma iniciação científica com financiameto do PIBIC-CNPq, intitulada "Um mosaico do mundo helenístico: Uma análise de alteridade no reino de Pérgamo nos séculos III a.C à II a.C.".

Referências

ALVES, Vinícius. A Caetana e a sociedade escravista: repensando as relações de poder e gênero. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/12/09/a-caetana-e-a-sociedade-escravista-repensando-as-relacoes-de-poder-e-genero/>. Acesso em: 30 out. 2020.

CONCEIÇÃO, Daniel Cordeiro de Lima; GOTARDI, Gabriela de Aguiar; CARDOSO, Mariza de Campos Sampaio; MATTOSO, Pedro Henrique Moreira; OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei de; ANJOS, Vinícius Alves dos. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2019. Plano de Aula da Oficina “Rainha Nzinga: Entre Imagens e a História”. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2019/12/15/plano-de-aula-da-oficina-rainha-nzinga-entre-imagens-e-a-historia/>. Acesso em: 30 out. 2020.

CONCENTINO, Leonardo Lehmann; MOREIRA, Lucas José Rodrigues Fialho. “A Unicamp vai às escolas… as escolas vão à Unicamp”. Visita das escolas ligadas ao PIBID à Unicamp e seus arquivos. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2019. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2019/12/23/a-unicamp-vai-as-escolas-as-escolas-vao-a-unicamp-visita-das-escolas-ligadas-ao-pibid-a-unicamp-e-seus-arquivos/>. Acesso em: 30 out. 2020.

DUARTE, Jamir. Minicurso ‘Histórias da Infância: exploração infanto-juvenil, racismo e persistência da escravidão no Brasil’. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/10/16/minicurso-historias-da-infancia-exploracao-infanto-juvenil-racismo-e-persistencia-da-escravidao-no-brasil/>. Acesso em: 30 out. 2020.

GOTARDI, Gabriela de Aguiar; DOMINGOS, Nicole Ribeiro; OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei de. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Roteiro de aula - França Antártica, União Ibérica e Brasil Holandês. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/12/10/roteiro-de-aula-franca-antartica-uniao-iberica-e-brasil-holandes/>. Acesso em: 30 out. 2020.

GOTARDI, Gabriela de Aguiar; OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei de. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2019. Periodização da História. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2019/07/04/periodizacao-da-historia/>. Acesso em: 30 out 2020.

GOTARDI, Gabriela de Aguiar; OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei de. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2019. Plano de Aula - Revolução Francesa: Convenção e Diretório. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2019/12/13/plano-de-aula-revolucao-francesa-convencao-e-diretorio/>. Acesso em: 30 out. 2020.

MONTEZINO, Amanda Amarante; ARAÚJO, Gabriele Toon de. Racismo, eugenia e escravidão: discussões sobre “O Menino 23” em sala de aula. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/12/10/racismo-eugenia-e-escravidao-discussoes-sobre-o-menino-23-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 24 ago. 2020.

OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei. Plano de Aula – História & Filmes: O Orientalismo a partir de “Aladdin”. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2019. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2019/12/11/plano-de-aula-historia-filmes-o-orientalismo-a-partir-de-aladdin/>. Acesso em: 30 out. 2020.

PALESTRA Mulheres no “Império” Inca: Gênero, Decolonialidade e Ensino de Histórias do Possível. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/12/07/palestra-mulheres-no-imperio-inca-genero-decolonialidade-e-ensino-de-historias-do-possivel/>. Acesso em: 30 out. 2020.

SKAF, Fernanda; FIALHO, Lucas; OLIVEIRA, Rayssa Elena Gonçalves de; KOVALISKI, Thiago. Oficina de Pedagogia Waldorf, com o professor Lincon Guassi. Blog do Pibid do curso de História da Unicamp, 2018. Disponível em: <https://pibidhistoriaunicamp.wordpress.com/2018/12/10/oficina-de-pedagogia-waldorf-com-o-professor-lincon-guassi/>. Acesso em: 30 out. 2020.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

GOTARDI, G. de A.; DE OLIVEIRA JUNIOR, S. A ESCOLA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES DE PIBIDIANOS SOBRE O PIBID-HISTÓRIA. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 283–297, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26189. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores