ASTRONOMIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE INTERVENÇÕES LÚDICAS NO CONTEXTO PIBID-PEDAGOGIA DA UNIFESP

Autores

  • Estela Pasquarelli Universidade Federal de São Paulo
  • Giselli Belli Universidade Federal de São Paulo
  • Emerson Izidoro Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Astronomia, Educação Infantil, Lúdico, Divulgação Científica

Resumo


O presente Relato de Experiência objetiva discorrer acerca de intervenções didáticas desenvolvidas com crianças de estágio II da Educação Infantil (quatro e cinco anos de idade). Tais atividades foram planejadas e realizadas por licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), cujo objetivo é preceder o contato entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública. Foram elaboradas atividades lúdico-didáticas voltadas para observações críticas e experimentais da natureza com dinâmicas práticas, que proporcionam contato com as ciências, humanidades e artes, a partir de abordagens e recursos variados, como a literatura, brincadeiras, músicas, experimentos, contações de histórias etc. Defendendo a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil e como aprimoramento dos sentidos da criança numa concepção sociocultural, onde a brincadeira, como espaço característico da infância, demonstra a interpretação e assimilação da mesma perante o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, defendendo que a alfabetização científica é sistematizada no espaço escolar, mas transcende suas dimensões para espaços educativos não formais, através de diferentes mídias e linguagens.

Referências

AMORIM, Vitor; IZIDORO, Emerson. Science outreach in astronomy at the Science Stand: The experience of the Joaninha and Ellie projects at Guarulhos campus of Unifesp. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 151-152, 2020.

AMORIM, Vitor; VERSOLATO, Marina S.; IZIDORO, Emerson. Divulgação Científica pelo Programa Banca da Ciência no Contexto da Pedagogia no Campus Guarulhos da Unifesp. Revista do EDICC, Campinas, v. 6, 2020.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil. Perspectiva, v. 17, n. 1, p. 11-22, 1999.

CORSARO, Willian A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, dez. 2009.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001.

NEVES, Rosicler; MASSARANI, Luisa. A divulgação científica para o público infanto-juvenil: um balanço do evento. In: MASSARANI, Luisa. (Ed.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. p. 8-13.

OLIVEIRA, Fabiana de; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Cultura da infância: brincar, desenho e pensamento. In: ABRAMOWICZ, Anete. et al. (Orgs.). O plural da infância: aportes da sociologia. São Carlos: Editora UFSCar, 2010. p. 39-55.

PIASSI, Luís Paulo; SANTOS, Emerson I.; VIEIRA, Rui M. B.; KIMURA, Rafael K.; VIZACHRI, Tânia R.; ARAUJO, Paula T. A Banca da Ciência na comunicação crítica da ciência para o público escolar. Comunicação Pública, v. 13, n. 24, p. 1-20, 2018.

PIASSI, Luís Paulo; REIS, Giuliano; MACLURE, Richard; GOMES, Emerson; SANTOS, Fabiana; OLIVEIRA, Tuany; PUPO, Stela; TEIXEIRA, Thais Saboya; DELGADO, Livia; RODRIGUES, Marina Costa; SANTOS, Mariah. Science Stand: A Brazilian Activist Science & Technology Outreach Initiative. Journal for Activist Science & Technology Education, v. 10, n. 1, p. 1-11, 2019.

PIRES, Sergio F. S.; BRANCO, Angela U. Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 311-320, dez. 2007.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 92, p. 62-69, fev. 1995.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

PASQUARELLI, E.; BELLI, G.; IZIDORO, E. ASTRONOMIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE INTERVENÇÕES LÚDICAS NO CONTEXTO PIBID-PEDAGOGIA DA UNIFESP. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 246–262, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26192. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores