VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESSES ESPAÇOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26201Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Anos Iniciais, Espaço UrbanoResumo
O presente relato faz referência à participação de dois acadêmicos como residentes no Programa Residência Pedagógica - PRP, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, cujo cumprimento se deu por momentos de imersão e docência, nos períodos de 2018.1 a 2019.1, em uma Escola de Educação Básica Municipal da Grande Florianópolis, SC. O referente relato está teoricamente pautado em Freire (1996), Nóvoa (1992); Liz e Martins Filho (2017); Sarmento (2004) e borda vivências do período de docência em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I o qual relatamos um excerto do projeto realizado que teve por objetivo oportunizar que as/os estudantes (re)conhecessem as proximidades da escola, além de desenvolver compreensão do espaço urbano como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Descrevemos os motivos para abordagem de tal tema, como iniciamos o trabalho com as/os educandas/os, como foi desenvolvido e finalizado. Para além disso, discutimos acerca da relação entre os sujeitos envolvidos e expressamos nossas percepções advindas da experiência formativa possibilitada pelo PRP.
VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESSES ESPAÇOS
Referências
ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores – estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica e educação. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de
Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010.
_______. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL JOÃO ALFREDO ROHR (EBMJAR). Projeto político pedagógico (PPP). Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis:2017.
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de.Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses – Da redação científica à apresentação do texto final. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar – Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2013.
MARTINS FILHO, L. J.; LIZ, L. L. de. Alfabetização: A formação de professors em tempos de convergência/divergência – Variação/aspectos linguísticos. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 01, n. 05, 2017. p. 101-122.
NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Edições Asa, Portugal, 2004. p. 09-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.