VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESSES ESPAÇOS

Autores

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Anos Iniciais, Espaço Urbano

Resumo


O presente relato faz referência à participação de dois acadêmicos como residentes no Programa Residência Pedagógica - PRP, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, cujo cumprimento se deu por momentos de imersão e docência, nos períodos de 2018.1 a 2019.1, em uma Escola de Educação Básica Municipal da Grande Florianópolis, SC. O referente relato está teoricamente pautado em Freire (1996), Nóvoa (1992); Liz e Martins Filho (2017); Sarmento (2004) e borda vivências do período de docência em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I o qual relatamos um excerto do projeto realizado que teve por objetivo oportunizar que as/os estudantes (re)conhecessem as proximidades da escola, além de desenvolver compreensão do espaço urbano como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Descrevemos os motivos para abordagem de tal tema, como iniciamos o trabalho com as/os educandas/os, como foi desenvolvido e finalizado. Para além disso, discutimos acerca da relação entre os sujeitos envolvidos e expressamos nossas percepções advindas da experiência formativa possibilitada pelo PRP.

VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESSES ESPAÇOS

Biografia do Autor

Moira Riroca da Silva e Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação em Linguística

Referências

ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores – estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica e educação. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de

Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010.

_______. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL JOÃO ALFREDO ROHR (EBMJAR). Projeto político pedagógico (PPP). Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis:2017.

FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de.Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses – Da redação científica à apresentação do texto final. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar – Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2013.

MARTINS FILHO, L. J.; LIZ, L. L. de. Alfabetização: A formação de professors em tempos de convergência/divergência – Variação/aspectos linguísticos. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 01, n. 05, 2017. p. 101-122.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Edições Asa, Portugal, 2004. p. 09-34.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

SILVA, M. R. da S. e; ANGELO, W. F.; SOUZA, A. R. B. de; MARTINS FILHO, L. J. VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SUJEITOS PERTENCENTES A ESSES ESPAÇOS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 437–445, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26201. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores