Programa de Residência Pedagógica: narrativas formativas compartilhadas por discentes de licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26386Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Licenciatura em Química, NarrativasResumo
O objetivo da pesquisa consistiu em leituras e diálogos de relatórios de observações escritos por discentes em química durante o contexto do programa de residência pedagógica para verificar narrativas formativas compartilhadas. Na pesquisa qualitativa, participaram três residentes, integrantes de um Programa de Residência Pedagógica, curso de licenciatura em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na coleta de dados, utilizou-se de relatórios individuais dos residentes, constituídos a partir de observações concretizadas em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio, durante quatro visitas em um Colégio Estadual do município de Londrina. A técnica empregada foi à observação estruturada do tipo não participante, segundo Marconi e Lakatos (2010), e efetivadas a partir de caraterísticas do método etnográfico, conforme Mattos (2011). Os dados foram organizados e tratados a partir da narrativa, conforme Clandinin e Connelly (2011). Para isso, os participantes se reuniram com a docente orientadora, e após várias leituras e diálogos acerca das observações registradas nos relatórios, encontrou-se um total de seis narrativas compartilhadas que contribuíram para o processo de formação inicial docente. Os resultados apresentados nas narrativas compartilhadas indicam que o programa de residência pedagógica possibilitou aos residentes vários processos formativos que compõe à formação inicial docente, como o conhecer a rotina da escola, a utilização de diferentes recursos pedagógicos e instrumentos avaliativos. E, sobretudo perceber a necessidade de replanejamento de aulas devido a imprevistos que podem ocorrer no âmbito escolar.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 18 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação básica. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018>. Acesso em: 12 de nov. 2020.
BRASIL. EDITAL CAPES nº 06/2018. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf>. Acesso em: 16 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 nov. 2020.
CLANDININ, D. JEAN.; CONNELLY, F. MICHAEL. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GHEDIN, EVANDRO.; ALMEIDA, MARIA. ISABEL DE.; LEITE, YOSHIE. USSMAI. FERRARI. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber livro editora, 2008.
GUERRA, MARTINEZ. MIRIAM.; PINHO, MARIA. JOSÉ. Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência. Revista Inter Ação, 2013. p.163- 177.
MARCONI, MARINA. ANDRADE; LAKATOS, EVA. MARIA. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATTOS, CARMEM. LUCIA. GUIMARÃES. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (Org.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.
PIMENTA, SELMA. GARRIDO.; LIMA, MARIA. SOCORRO. LUCENA. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
REIS, PEDRO. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação dos Professores. 2011. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2019.
ZINKE, IDAIR. AUGUSTO; GOMES, DIANA. A prática da observação e sua importância na formação do professor de geografia In: XII Congresso Nacional de Educação. 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. p. 28653-28663 Disponível em: Acesso em: 31 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.