Retratos de uma experiência com a sala de aula Google no contexto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26402Palavras-chave:
Formação de professores. Desenvolvimento profissional. PIBID.Resumo
As discussões apresentadas no presente texto foram realizadas com o objetivo de trazer uma análise de uma experiência vivenciada por professores universitários e futuros professores, estudantes de Pedagogia, integrantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em que eles fizeram uso de um ambiente da sala de aula google (Google Classroom) para registrar suas ações no dia a dia da escola pública da Educação Básica junto a professores e alunos, no âmbito do PIBID. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, de caráter interpretativo. Quanto à fundamentação, buscou-se, em teorias que discutem aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento profissional docente, elementos para subsidiar a análise das informações coletadas. Em termos de resultados, pode-se afirmar que os futuros professores foram inseridos numa dinâmica de interação, proporcionada pela forma como se utilizaram da sala de aula google. Diante desse resultado, pode-se concluir que esse ambiente se configurou como recurso que impulsionou a reflexão, sobretudo, por parte dos futuros professores. Do ponto de vista da formação de professores, considera-se tal fato relevante, visto a importância e o papel da reflexão tanto para a formação inicial e contínua do professor, como para a sua prática profissional e, principalmente, a importância em se pensar em possibilidades formativas que conduzam o professor à prática constante da reflexão.Referências
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 8. ed. (Coleção questões da nossa época; v. 8). São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL, Portaria 46/2016, de 11 de abril de 2016. Aprova o regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora. 2001.
GUSKEY, T. R. Professional development and teacher change. Teachers and teaching: theory and practice. v. 8, n. 3/4, 2002. Disponível em: physics.gmu.edu/~hgeller/TeacherWorkshop/Guskey2002.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação. n.º 8 · jan/abr 09. ISSN 1646-4990. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos-por-temas.htm. Acesso em: mar. 2020.
NÓVOA, A. (org.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ProfMat, Lisboa, 1998. Actas... Lisboa: APM, p. 27-44, 1998.
PONTE, J. P. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In: PLANAS, N. (Ed.). Teoría, crítica y prática de la educación matemática. Barcelona: Graó, 2012. p. 83-98. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/29194. Acesso em:15 out. 2018.
PONTE, J. P. Formação de professores de Matemática: perspetivas atuais. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-358. Disponível em: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-profissionais-dos-professores-de-matematica. Acesso em: 22 jan. 2018.
SERRAZINA, M. L. O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática. Da investigação às práticas – CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 75-97, 2013. Disponível em: http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_2013_2/LSerrazina.pdf. Acesso em: 22 abr. 2014.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 16. ed. São Paulo: Ática,1990.
SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner – toward a new design for teaching e learning in the professions. San Francisco: Jossey Bass, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.