Uma abordagem diferenciada para trabalhar conceitos de estatística: desdobramentos da pesquisa "O que é matemática?”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26413Palavras-chave:
Matemática, Estatística, Programa Residência PedagógicaResumo
A finalidade deste artigo é compartilhar os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 6º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Ary Pinto das Neves localizada na cidade de São Carlos. Os objetivos consistiram em conhecer as visões e conexões que esses estudantes estabelecem por “O que é Matemática?”,trazendo elementos para discussões e reflexões acerca do olhar para a disciplina e como podemos criar um ambiente propício à aprendizagem. Para este feito foi realizado uma pesquisa através de questionários respondidos pelos alunos, das quatro salas de 6º anos, com os resultados da pesquisa, foram desenvolvidos planos de aulas alternativos ao ensino tradicional de Estatística, onde buscou-se trabalhar a autonomia e cooperação dos alunos durante o processo de ensino - aprendizagem, através da metodologia de modelagem matemática através de uma abordagem investigativa, as aulas contemplaram atividades de análise de dados e desenvolvimento de conceitos, propondo discussões entre as respostas frequentes e as que se destacavam, posteriormente com a colaboração dos alunos foram construídas tabelas e gráficos que possibilitaram o desenvolvimento dos conceitos da Estatística no laboratório de informática. A pesquisa possibilitou averiguar que a maioria dos alunos gostam e compreendem a importância da matemática no cotidiano, foi identificado também que eles possuem experiências com atividades lúdicas durante o aprendizado em sala de aula na disciplina de matemática e atribuem descrições positivas a essas experiências.Referências
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/início>. Acesso em: 16 de out. de 2020.
BORTOLOSSI, Humberto José. Afinal, O que é matemática? Que cara ela tem?. Trabalho apresentado na VIII Semana da Matemática e Educação, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, realizado em 09 de Maio de 2019, em São Paulo, Araraquara.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1718/>. Acesso em: 15 de out. de 2020.
JESUS, A. G. de. A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental : um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas. 2011. 314 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFOP_3de2220a156620786ec2bc5a5edcd165>. Acesso em: 11 de out. de 2020.
MILANI, R. O processo de aprender a dialogar por futuros professores de matemática com seus alunos no estágio supervisionado. 2015. 239 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/124074>. Acesso em: 20 de set. de 2020.
RAMOS. T.C. A importância da matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II. Cairu em Revista, Ano 06, n° 09, p. 201-218, Jan/fev 2017. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20171/11_IMPORTANCIA_MATEMATICA.pdf>. Acesso em: 19 de out. de 2020.
TOUJÁ, P. W. Matemática: Do que trata? Para que serve? Qual sua História? 2014. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Departamento de Matemática Pura e Aplicada, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Acesso em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/101406/000931428.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Disponível em: 10 de out. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.