METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: O USO DA TECNOLOGIA EM BENEFICÍO DO ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Metodologias Inovadoras, Tecnologia no Ensino, Gamificação.

Resumo


As metodologias pedagógicas e sua relação com as práticas inovadoras de ensino constituem os instrumentos fundamentais para o ensino e prática da educação contemporânea, onde se ampliam as possibilidades de alcançar uma aprendizagem mais participativa, significativa e dinâmica. O uso de tecnologias no meio educacional vem ganhando destaque e trazendo inovação. Este estudo teve por objetivo conhecer as metodologias inovadoras para o ensino elencando algumas práticas, na busca de identificar se há promoção à aprendizagem participativa por meio de metodologias inovadoras e verificar possíveis impactos (avanços) no ensino aprendizagem. Usamos de uma análise de cunho bibliográfico – exploratório – descritivo como meio de atingir os objetivos e dar credibilidade a pesquisa científica. Ao analisar os textos selecionados, vimos que o termo gamificação na educação é definido como utilizar elementos dos games – estratégias, pensamentos e problematizações – dentro do contexto da educação com intuito de promover a aprendizagem, motivação e interação entre os alunos. Dessa forma, podemos entender que as metodologias inovadoras merecem um espaço maior em sala de aula, pois favorecem o engajamento do aluno – ao apresentar o conteúdo na realidade do aluno por meio da tecnologia – que passa a ter uma maior participação no aprendizado e na formação do próprio conhecimento, gerando dessa forma um avanço no processo de ensino aprendizagem.

Referências

ARAÚJO, José Carlos Souza. Fundamentos da Metodologia Ativa (1890-1931). 37a Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: < http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT02-4216.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2021.

BRITO, Glaucia da Silva; FOFONCA, Eduardo. Metodologias Pedagógicas Inovadoras e Educação Híbrida: para pensar a construção ativa de perfis de curadores de conhecimento. Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior / Eduardo Fofonca (Coord.); Glaucia da Silva Brito, Marcelo Estevam, Nuria Pons Villardel Camas (Orgs.). Curitiba: Editora IFPR, 2018. Vol, 1 . p. 12 – 24.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

GONÇALVES, Leila Laís; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; MACAIA; César Bráulio Sumbo. Gamificação Na Educação: Um Modelo Conceitual De Apoio Ao Planejamento Em Uma Proposta Pedagógica. p. 170 – 187. Inovação em Educação: Perspectivas do Uso das Tecnologias Interativas / organização Patricia Jantsch Fiuza e Robson Rodrigues Lemos – Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

KLAMMER, Celso; BALLIANA, Gildo. O USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS, NA UNIVERSIDADE, POR MEIO DE TECNOLOGIAS. EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. 26 a 29 de outubro de 2015. ISSN 2176-1396. p. 13117 – 13129. Curitiba - Paraná - Brasil Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24605_12330.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. p. 15 – 33. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2021.

SÁ, Celso Pereira de. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: <http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17352/material/SA-Nucleo-central-das-representacoes-sociais.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2021.

SARTORI, Ademilde Silveira; COSTA, Kátia Andréa Silva da. O tornar-se Docente na Era da Informação: Metodologias Pedagógicas Inovadoras e Práticas Pedagógicas Educomunicativas na Formação Inicial de Professores. Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior / Eduardo Fofonca (Coord.); Glaucia da Silva Brito, Marcelo Estevam, Nuria Pons Villardel Camas (Orgs.). Curitiba: Editora IFPR, 2018. Vol, 1 . p. 181 – 194.

SILVA, Fabiana Bigão; BAX, Marcello Peixoto. Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 144-160, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p144. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p144>. Acesso em: 03 abr. 2021.

SOARES, Suelly Galli. Tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior: desafios do projeto pedagógico. In: SOARES, Suelly Galli (Org.). Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior. São Paulo: Alínea, 2006. p. 17-66.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 5-21, 1999. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE12/RBDE12_03_PHILIPPE_PERRENOUD.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2021

PINTO, Diego de Oliveira. Gamificação na educação: tudo o que você precisa saber. Blog Lyceum. 2019. Disponível em: <https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-gamificacao-na-educacao/>. Acesso em: 02 mar. 2021.

TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, 6 set. 2017. p. 145 – 156. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440/259>. Acesso em: 02 abr. 2021

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação / Augusto Nibaldo Silva Triviños. – 1. ed. - [25. Reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2019.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa / Liane Carly Hermes Zanella. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013. Disponível em: <http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2021

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

MELO, V. de P. de. METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: O USO DA TECNOLOGIA EM BENEFICÍO DO ENSINO. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 561–573, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/27805. Acesso em: 15 ago. 2022.