A lógica empresarial na educação e seus impactos na elaboração dos currículos escolares
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.29534Resumo
Este trabalho tem como objetivo elencar uma discussão sobre a lógica empresarial no âmbito das reformas e políticas educacionais, buscando evidenciar os impactos que tais reformas engendram na elaboração e implementação dos currículos escolares. Para tanto assinalamos os aspectos da lógica de organização empresarial, explicitando como o mercado econômico e as relações público e privado interferem na regulação das políticas e reformas. Em seguida realizamos uma discussão sobre currículo, estabelecendo uma breve análise sobre os princípios norteadores da Reforma Curricular da Educação Básica, definida como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Concluímos que a BNCC expressa em seu bojo os preceitos da lógica de organização empresarial, e incorre no progressivo esvaziamento de conteúdos, perda da especificidade da escola como espaço de socialização de conhecimento e conduz a descaracterização da função do professor.
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