Cinema e estética: Aproximações entre Walter Benjamin e Glauber Rocha
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.29882Resumo
No presente artigo, aborda-se o tema do cinema, com foco nas proposições estéticas e na aproximação do pensamento de Walter Benjamin e da produção fílmica de Glauber Rocha. O problema que constituiu o eixo central da investigação foi definido, a partir da indagação: como ler Glauber Rocha à luz dos conceitos estéticos benjaminianos? Para analisar este problema, adotamos os procedimentos da pesquisa bibliográfica com destaque para estudos de obras de Walter Benjamin “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade” (1955) e “Origem do drama barroco alemão”(1984) e de Glauber Rocha “Uma Estética da Fome” (1965), “Revolução do cinema novo” (1980) que elegemos como referencial teórico. Como objetivos, propomos caracterizar alguns fundamentos estéticos sobre o cinema em Benjamin e em Glauber Rocha e estabelecer possíveis aproximações quanto aos valores estéticos relacionados ao cinema por esses autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.