Diálogo entre Freire e Lévinas como estratégia de responsabilidade e respeito ao outro na educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30002Resumo
O artigo objetiva analisar, no campo da filosofia e da educação, o diálogo como uma estratégia de responsabilidade e respeito ao saber do outro, docentes e discentes. Para fundamentar a discussão, recorreu-se às contribuições filosóficas de Emmanuel Lévinas, nas obras em que a palavra pode ser entendida como a origem da significação dos instrumentos das obras humanas, porque, é mediante a origem da significação que o sistema de reenvio reduz toda significação que recebe o princípio do seu fundamento, a sua chave, que nos aproxima da obra do filósofo e educador Paulo Freire e das contribuições ao campo da educação. Em Paulo Freire, a concepção de diálogo aparece não só como um encontro de dois sujeitos que buscam o significado das coisas - o saber – mas, também, como um encontro que se realiza na práxis – ação-reflexão, no engajamento, no compromisso com a transformação social. E partir daí, conceber o diálogo como uma estratégia fundamentada na outreidade enquanto fundamento da justiça e da ética ou, dito de outra maneira, como fundamento ético reconhecendo-o como princípio-fundamento da própria Filosofia, entendida a partir da responsabilidade fraterna face a face, ou seja, a capacidade de realização da justiça e da humanidade fraternal. O diálogo propicia o encontro do Mesmo com o Outro no qual o Mesmo não se reduz ao Outro, à mesmidade, mas, ao contrário, ouve sua fala, diz sua fala. Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há o amor que a infunda, assevera Freire. Sendo fundamento do diálogo, o amor ao Outro é diálogo consigo, com o outro e com o mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.