“Há muitos e muitos anos...”: da contação de histórias à formação de leitores mirins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30283

Resumo

O respectivo trabalho apresenta, uma discussão acerca do papel da leitura e contação de histórias para a formação de leitores e como esse instrumento pode ser utilizado pelos professores em sala de aula. Bem como, descrevemos em forma de relato de experiência, a participação e a atuação dos autores, como contadores de histórias, no projeto de extensão intitulado de “Era uma vez: a arte de encantar crianças pela contação de histórias.” Realizado entre as datas de 09/09 a 14/10 de 2019, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Clarisse Paganini, no munícipio de Cascavel - PR. O projeto teve por objetivo desenvolver atividades que estimulassem a imaginação e despertassem o interesse pela leitura nos pequeninos. Assim sendo, a contação de histórias foi elencada como atividade fundamental na aplicação do projeto. A mesma despertou grandes comoções e participações por parte das crianças que a cada parágrafo ansiavam pelos desfechos das histórias selecionadas pelos participantes e aprovadas pela equipe pedagógica na instituição de ensino básico no município de Cascavel - PR. Para desenvolver as atividades os participantes do projeto de extensão utilizaram-se de fantasias, recursos lúdicos e objetos para materializarem aquilo que a imaginação dos pequeninos (0 a 5 anos) ainda não era capaz de lhes apresentar. A metodologia utilizada está respaldada em uma pesquisa de revisão bibliográfica e para a discussão teórica foram abordados diversos autores, em destaque, Cardoso (2016); Barreiros (2015); Cachoeira (2014); Ribeiro (2010); Koch e Elias (2006) e Cortes (2006).

Downloads

Publicado

24-02-2023

Como Citar

BRANDINI , F. S. .; ROYER , G. C.; GARCIA , D. A. “Há muitos e muitos anos...”: da contação de histórias à formação de leitores mirins. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 288–306, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30283. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30283. Acesso em: 29 mar. 2024.