“Há muitos e muitos anos...”: da contação de histórias à formação de leitores mirins
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30283Resumo
O respectivo trabalho apresenta, uma discussão acerca do papel da leitura e contação de histórias para a formação de leitores e como esse instrumento pode ser utilizado pelos professores em sala de aula. Bem como, descrevemos em forma de relato de experiência, a participação e a atuação dos autores, como contadores de histórias, no projeto de extensão intitulado de “Era uma vez: a arte de encantar crianças pela contação de histórias.” Realizado entre as datas de 09/09 a 14/10 de 2019, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Clarisse Paganini, no munícipio de Cascavel - PR. O projeto teve por objetivo desenvolver atividades que estimulassem a imaginação e despertassem o interesse pela leitura nos pequeninos. Assim sendo, a contação de histórias foi elencada como atividade fundamental na aplicação do projeto. A mesma despertou grandes comoções e participações por parte das crianças que a cada parágrafo ansiavam pelos desfechos das histórias selecionadas pelos participantes e aprovadas pela equipe pedagógica na instituição de ensino básico no município de Cascavel - PR. Para desenvolver as atividades os participantes do projeto de extensão utilizaram-se de fantasias, recursos lúdicos e objetos para materializarem aquilo que a imaginação dos pequeninos (0 a 5 anos) ainda não era capaz de lhes apresentar. A metodologia utilizada está respaldada em uma pesquisa de revisão bibliográfica e para a discussão teórica foram abordados diversos autores, em destaque, Cardoso (2016); Barreiros (2015); Cachoeira (2014); Ribeiro (2010); Koch e Elias (2006) e Cortes (2006).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.