Mudanças conceituais na formação de professores: grupo de estudos como possibilidade formativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30298Resumo
O interesse em realizar uma modalidade de formação continuada para professores, que tivesse em sua base uma concepção de formação promotora do desenvolvimento dos professores e que articulasse conhecimentos da Teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental com a prática docente, gerou a necessidade de uma pesquisa acadêmica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre os experimentos didáticos formativos, fundamentados no método genético experimental criado por Vygotsky e seus colaboradores, e um experimento na modalidade grupo de estudo com professoras que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental. Este artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos teóricos e práticos referentes à realização do experimento didático formativo grupo de estudos, levando em consideração especialmente a relação entre conteúdo, sujeito e forma em unidade no processo de aprendizagem conceitual. A organização da formação continuada em forma de um grupo de estudos permitiu às professoras atuarem como sujeitos ativos e criativos do processo de aprendizagem, o que resultou em mudanças na organização do ensino de modo a superar uma perspectiva fragmentada de se trabalhar o conteúdo, visando o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. A conclusão é a de que grupos de estudos que trabalham teoria e prática em unidade constituem possibilidades concretas para a formação continuada de professores na medida em que trazem em seu bojo a relação entre o desenvolvimento dos professores articulada aos conhecimentos objetivos da atividade docente.
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