Altas Habilidades/Superdotação: do processo de identificação dos estudantes à experiência docente em sala de recursos multifuncionais de um Município Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30301

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência docente de uma professora de sala de recursos multifuncionais (SRM) que atende alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do ensino fundamental II e ensino médio em um município paranaense. Discute, brevemente, o conceito de AH/SD e os processos de identificação, avaliação e atendimento desses alunos nas escolas comuns e a definição de SRM e sua importância para a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com AH/SD. Trata-se de um estudo qualitativo sob a forma de relato de experiência compreendido como relevante modalidade de escrita acadêmica para a produção do conhecimento, neste caso, relacionada a ações de ensino, na modalidade Educação Especial. O artigo está fundamentado nas teorias de Howard Gardner e de Robert Sternberg, no sentido de se compreender a inteligência como um fenômeno plural e multifacetado, de se reconhecer a relevância da inteligência acadêmica, mas, também, a existência de habilidades em outras áreas do conhecimento, de forma a contribuir para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação. Os resultados demonstram uma prática pedagógica que visa à aprendizagem dos conteúdos científicos e ao máximo desenvolvimento do potencial dos alunos com AH/SD.

Downloads

Publicado

24-02-2023

Como Citar

IACONO, J. P.; BART, A. de L. V. B. Altas Habilidades/Superdotação: do processo de identificação dos estudantes à experiência docente em sala de recursos multifuncionais de um Município Paranaense. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 265–287, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30301. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30301. Acesso em: 29 mar. 2024.