Altas Habilidades/Superdotação: do processo de identificação dos estudantes à experiência docente em sala de recursos multifuncionais de um Município Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30301Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência docente de uma professora de sala de recursos multifuncionais (SRM) que atende alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do ensino fundamental II e ensino médio em um município paranaense. Discute, brevemente, o conceito de AH/SD e os processos de identificação, avaliação e atendimento desses alunos nas escolas comuns e a definição de SRM e sua importância para a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com AH/SD. Trata-se de um estudo qualitativo sob a forma de relato de experiência compreendido como relevante modalidade de escrita acadêmica para a produção do conhecimento, neste caso, relacionada a ações de ensino, na modalidade Educação Especial. O artigo está fundamentado nas teorias de Howard Gardner e de Robert Sternberg, no sentido de se compreender a inteligência como um fenômeno plural e multifacetado, de se reconhecer a relevância da inteligência acadêmica, mas, também, a existência de habilidades em outras áreas do conhecimento, de forma a contribuir para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação. Os resultados demonstram uma prática pedagógica que visa à aprendizagem dos conteúdos científicos e ao máximo desenvolvimento do potencial dos alunos com AH/SD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.