Memes, Discurso e Práticas Pedagógicas: uma revisão de literatura (2011-2022)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30310Resumo
O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2011 e 2022 sobre os estudos mais representativos do gênero textual meme, a partir de dois enquadramentos: a) como objeto de análise dos discursos que abordam os grupos socialmente marginalizados; b) como recurso didático de práticas de aprendizagem. Tomados tais critérios como base, foram selecionadas 16 pesquisas de diversas universidades brasileiras. Os estudos apresentam duas grandes tendências: 1) o panorama ainda incipiente da produção acadêmica no campo da abordagem do gênero textual meme como recurso didático de formação leitora na Educação Básica e 2) a necessidade de desenvolvimento de trabalhos que voltem o olhar ao imbricamento de memes, formação leitora crítica e consciência política.
Palavras-chave: memes; multiletramentos; formação leitora crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.