Memes, Discurso e Práticas Pedagógicas: uma revisão de literatura (2011-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30310

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma revisão da literatura acadêmica produzida entre os anos de 2011 e 2022 sobre os estudos mais representativos do gênero textual meme, a partir de dois enquadramentos: a) como objeto de análise dos discursos que abordam os grupos socialmente marginalizados; b) como recurso didático de práticas de aprendizagem. Tomados tais critérios como base, foram selecionadas 16 pesquisas de diversas universidades brasileiras. Os estudos apresentam duas grandes tendências: 1) o panorama ainda incipiente da produção acadêmica no campo da abordagem do gênero textual meme como recurso didático de formação leitora na Educação Básica e 2) a necessidade de desenvolvimento de trabalhos que voltem o olhar ao imbricamento de memes, formação leitora crítica e consciência política.

Palavras-chave: memes; multiletramentos; formação leitora crítica.

Biografia do Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

 

 

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

DOMINGUES, Q. A. de S. S. .; PESCE, L. Memes, Discurso e Práticas Pedagógicas: uma revisão de literatura (2011-2022). Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 232–264, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30310. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30310. Acesso em: 25 abr. 2024.