Narrativas e a Educação Ambiental na EPT: O que nos dizem os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30331

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as múltiplas concepções de diferentes educadores em suas trajetórias formativas e é fruto da imersão nos estudos da disciplina: Instrumentalização e Utilização de Recursos Naturais para o Ensino Tecnológico, de um programa de Doutorado do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus-Centro. O trabalho analisa a percepção dos participantes em relação à Educação Ambiental, objeto de estudo da referida disciplina. Buscou-se responder aos questionamentos que contribuíram para traçar o caminho percorrido, a saber: 1) Eu, educador como me vejo? 2) Educação ambiental, como enxergo? 3) Consciência ambiental, como trabalhá-la em sala de aula com meus alunos?; As aulas ministradas, durante a disciplina, como as percebo? Para tanto, foi realizada uma entrevista narrativa norteada por esquema temático com duração, proximamente, de 5 minutos cada. O método que se utilizou nessa técnica foi o da narrativa, por acreditarmos que este, na escola, nos ajuda a compreender, via entrevista, as representações que circulam no espaço escolar.  A pesquisa apontou a necessidade de diálogo com a temática Ambiental, como tema transversal visivelmente incorporada na prática diária da sala de aula na EPT. Contribuiu também, significativamente para a reflexão do agir humano e profissional desses educadores, bem como no desenvolvimento de importantes habilidades e competências para o confronto de saberes cristalizados que, por sua vez, são desconstruídos e reconstruídos em uma nova prática pedagógica.

Downloads

Publicado

24-02-2023

Como Citar

OLIVEIRA , E. N. de .; RIBEIRO , G. O.; VILAS BOAS , T. de J. R.; MARQUES , J. D. de O.; PAES , L. da S. Narrativas e a Educação Ambiental na EPT: O que nos dizem os professores?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 307–320, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30331. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30331. Acesso em: 29 mar. 2024.