Níveis conceituais a partir das representações imagéticas: uma atividade experimental investigativa no Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.30967Palavras-chave:
Abordagem investigativa; Nível conceitual; Representação imagética.Resumo
Este artigo apresenta uma análise das representações imagéticas dos alunos em uma atividade experimental investigativa de Física, com o objetivo de identificar os níveis conceituais sobre Blindagem Eletrostática. Conduzido por uma abordagem qualitativa, as ações pedagógicas que se seguiram no decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes da abordagem experimental investigativa, estimulando a curiosidade dos alunos e a sua participação ativa na construção do conhecimento científico. Baseado na semiologia peirceana, utilizou-se os níveis conceituais semióticos de Santaella (2018) - qualitativo-icônico, singular-indicativo e convencional-simbólico - para análise dos desenhos produzidos. Os resultados indicam que a combinação do desenho e da abordagem experimental investigativa foi crucial para a compreensão do fenômeno de blindagem eletrostática e para a aprendizagem do conceito pelos alunos. A representação imagética mostrou-se um componente essencial para concluir a pesquisa. No entanto, é relevante destacar que os modos de representação verbal e escrita também.
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