Territórios educacionais distintos: Ponderamentos sobre a escola dualista
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30994Palavras-chave:
Escola Dualista; Educadores; Estado.Resumo
Este artigo tem como foco as questões educacionais presentes na escola pública contemporânea. Essa compreensão, por sua vez, tem grande potencial na instrumentalização dos educadores na luta e resistência aos modelos de dominação implantados. Diante dessas considerações, este artigo tem como objetivo discutir a problemática da escola dualista com bases nos postulados teóricos de Baudelot e Establet (1975). Esses autores denunciam a existência de uma escola dualista, dividida em duas ideologias advindas da concepção burguesa de mundo para manter as distintas classes sociais. Para transcender essa estruturação, é necessário, conforme aponta Gramsci (1937), que haja a libertação das amarras da ideologia burguesa dominante, a qual só ocorrerá mediante a desconstrução da visão vigente de sociedade. Nessa mesma linha de pensamento, as reflexões de Saviani (2002) nos ajudam a perceber a interferência dos elementos historicamente construídos na realidade educativa atual. De cunho qualitativo, este trabalho enfatiza a necessidade de uma formação cultural capaz de elevar a consciência humana em um nível holístico e coletivo que produza comportamentos desvinculados da submissão ao capitalismo opressor e seletivo.
Referências
ARANHA, M. L. de A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2008.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. La escuela capitalista. México: SIGLO Ventiuno,1975.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
GADOTTI, M. Histórias das ideias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.
GRAMSCI. A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Turim: Einaudi, 1977.
MANACORDA, M. A. Escola e sociedade: o conteúdo de ensino. In: MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed. Campinas, SP: Editora Alinea, 2010.
MARX, K. Miseria della filosofia. Roma: Edizioni Rinascista, 1949.
MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. Vol. I, Tomo I. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MARX, K. O capital. V. I, Tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MARX, K. Manuscritos económico-filosóficos. Lisboa: Ed. 70, 1993.
OLIVEIRA, M. R. F. de. A lógica do consumo na sociedade contemporânea e a sua influência na mediação do professor no processo de formação do pensamento infantil. 2011. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, 2011.
OLIVERIA, M. R. F. de. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SANTOS, L. M. NEUVALD, L. Ofício de professor: entre o artífice e o artista, uma análise adorniana. Cadernos da Fucamp, v. 17, n. 30, p. 52-71, 2018. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/1271/961. Acesso dia: 28 jan. 2022
SAVIANI, D. Escola e democracia. 35. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico – crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. 2. ed. Moraes: Lisboa,1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.