Epistemologia e Metacognição: explorando novas possibilidades para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.31175

Palavras-chave:

Professor; Estudante; Aprendizagem.

Resumo

Neste artigo o objetivo é destacar o papel dos professores como mediadores no processo do ensino de ciências. A pesquisa foi qualitativa bibliográfica. Os resultados apontam que quando motivados a aprender e se colocando reflexivos da sua aprendizagem, os estudantes podem se tornar autônomos e autorreguladores do seu processo educativo. Os resultados ainda indicam que uma visão epistemológica do ensino de ciências pode contribuir para que os professores realizem mediação no sentido de construir um conhecimento mais consistente na sua área de atuação. Ressalta-se que o ensino de ciências precisa romper com modelos tradicionais, adotando práticas inovadoras e significativas, com atenção à epistemologia, valorização do conhecimento prévio, metodologias diversificadas, utilização da metacognição e ressignificação do papel do professor como mediador.

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Publicado

22-03-2024

Como Citar

REIS, E. F.; STROHSCHOEN , A. A. G. Epistemologia e Metacognição: explorando novas possibilidades para o Ensino de Ciências: . Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 32, p. 71–88, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.31175. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31175. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição de Fluxo Contínuo