Lei de Hooke: laboratório rotacional na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31497Palavras-chave:
Plataforma PhET; Massas e Molas; Rigidez.Resumo
O laboratório rotacional é um modelo de ensino híbrido em que a rotação acontece entre um ambiente presencial e outro online, configurando-se como uma metodologia ativa de aprendizagem. Prevendo a multiplicação de saberes, foi proposta uma intervenção na formação inicial docente através do ensino híbrido, de forma que o conteúdo abordado foi a lei de Hooke. De forma prática, no laboratório de ensino de Física, foi discutido o conteúdo e suas aplicações a massas e molas, e de forma online, foram experimentadas diversas simulações da plataforma PhET no laboratório de informática. Os resultados mostram que os futuros docentes compreenderam a deformação de uma mola como inversamente proporcional à rigidez desta mola, bem como a associação de molas e resolução de problemas que estejam relacionados a lei de Hooke. A atividade em modelo híbrido de ensino permitiu entender as simulações como motivadoras de aprendizagem e que o laboratório rotacional aproxima teoria e prática de forma interativa.
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