Contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.31734

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Prática Profissional Docente.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se apresentando como um espaço de reflexão sobre a docência ao tempo que oportuniza o contato direto com a escola e contribui para a constituição das identidades docentes. O trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das pesquisas científicas, realizadas na última década, sobre o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino de Ciências e Biologia para a formação inicial de professores. A pesquisa do tipo quali-quantitativa foi desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico realizada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir das palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado e Ensino de Ciências e/ou Biologia. Foram identificados vinte e oito trabalhos. Estas apresentam que o ECS proporciona o contato inicial do licenciando com a profissão a ser exercida, ressignifica os espaços de ensino e aprendizagem; potencializam a interação entre a universidade e escola ao tempo em que a prática é guiada e fortalecida pela teoria. Considerando a magnitude do Estágio Curricular Supervisionado no currículo, conclui-se que este apresenta-se como imprescindível para a formação inicial haja visto contribuir de forma ativa para o desenvolvimento das atividades na escola, apropriação dos elementos didáticos, teóricos e epistemológicos, inerentes a formação docente.

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Publicado

15-08-2025

Como Citar

LIMA, L. A. de; TORRES, C. M. G.; SOUZA , D. L. de; BEZERRA, N. S. R. F. Contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências e Biologia. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 98–129, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.31734. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31734. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

Edição de Fluxo Contínuo