Contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.31734Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Prática Profissional Docente.Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se apresentando como um espaço de reflexão sobre a docência ao tempo que oportuniza o contato direto com a escola e contribui para a constituição das identidades docentes. O trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das pesquisas científicas, realizadas na última década, sobre o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino de Ciências e Biologia para a formação inicial de professores. A pesquisa do tipo quali-quantitativa foi desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico realizada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir das palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado e Ensino de Ciências e/ou Biologia. Foram identificados vinte e oito trabalhos. Estas apresentam que o ECS proporciona o contato inicial do licenciando com a profissão a ser exercida, ressignifica os espaços de ensino e aprendizagem; potencializam a interação entre a universidade e escola ao tempo em que a prática é guiada e fortalecida pela teoria. Considerando a magnitude do Estágio Curricular Supervisionado no currículo, conclui-se que este apresenta-se como imprescindível para a formação inicial haja visto contribuir de forma ativa para o desenvolvimento das atividades na escola, apropriação dos elementos didáticos, teóricos e epistemológicos, inerentes a formação docente.
Referências
IAR, P. A. D.; DREWS, F.; DEMOS, T. V.; PEREIRA, G. A.; VAZ, K. Estágio supervisionado na formação docente: experiências e práticas do IFSC-SJ. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019.
ASSAI, N. D. S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e203517, 2018. DOI: 10.1590/0102-4698203517. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/f9WBjDhz8GzxqzJkqR6j4Ss/. Acesso em: 12 mar. 2024.
BARBOZA, R.; MARTORANO, S. A. A. Avaliação da percepção dos licenciandos sobre a importância do estágio supervisionado na formação professores de Ciências. X ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 24–27 nov. 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
BOZZINI, I. C. T.; SANTOS, M. Percepção dos licenciandos em ciências biológicas sobre papel do estágio supervisionado em sua formação. IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 10–14 nov. 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CACHAPUS, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.
DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. Convergência e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DIAS, C. M. A.; TARTAROTTI, E. Concepções e expectativas pedagógicas de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sobre o estágio obrigatório. XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, 3-6 jul. 2017.
DIAS, V. B.; PITOLLI, A. M. S.; PRUDÊNCIO, C. A. V.; OLIVEIRA, M. C. A. O diário de bordo como ferramenta de reflexão durante o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia. IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 10-14 nov. 2013.
FARIAS, M. E.; NOBRE, S. B. Ensino de Ciências: teoria e prática se complementam no Estágio Supervisionado? X ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 24–27 nov. 2015.
FRANCO, M. A.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr./jun. 2016. DOI: 10.1590/ES0101-73302016136048. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8V8jTm9Cv3mwV7f4Y7nXQWf/. Acesso em: 12 mar. 2024.
GALINDO, W. C. M. A construção da identidade profissional docente: o que pensam estagiários concluintes no Curso de Ciências Biológicas? XII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal, RN, 25–28 jun. 2019.
GHENO, S.; ROCHA, A. G. S.; DAL-FARRA, R. A. Estágio supervisionado em biologia: articulando saberes na escola. X ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 24–27 nov. 2015.
KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. DOI: 10.17851/0103-5878.1.1.27-33. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/1. Acesso em: 12 mar. 2024.
LIMA, G. A. B. Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELLO, A. C. R.; HIGA, I. Busca por capitais no campo da escola e sua relação com o desenvolvimento profissional docente de professores supervisores de estágio de Ciências e Biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 301-317, 2018. DOI: 10.1590/1516-731320180020004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9tW3FR9ftM93LVJXGpPfLbn/. Acesso em: 12 mar. 2024.
MIGUEL, K.; TOBALDINI, B. G.; FERRAZ, D. F.; JUSTINA, L. A. D. Avaliação educacional e o ensino de biologia: uma análise dos instrumentos avaliativos de estagiários na disciplina de Biologia no Ensino Médio. X ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 24-27 nov. 2015.
OLIVEIRA, E. S.; GHEDIN, E.; VALIM, T. O estágio vinculado à pesquisa na formação inicial de professores de ciências. IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 10-14 nov. 2013.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. 3, set. 1997.
PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005/2006.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240001, 2019. DOI: 10.1590/S1413-24782019240001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/McvkCp5tHbKzx3jjzXgM3Np/. Acesso em: 12 mar. 2024.
PIMENTA, S. G.; MARQUES, A. C. T. L. É possível formar professores sem os saberes da pedagogia?: uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, n. 3, p. 135-156, maio 2015.
PIMENTA, S. G. et al. (orgs.). A didática e os desafios políticos da atualidade: XIX ENDIPE FACED/UFBA, 2018. Salvador: EDUFBA, 2019.
RIBEIRO, F. G. Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado: implicações para a construção da prática docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C.; SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 675-688, 2012.
SANTANA, A. N. V.; NETO, J. F. O.; SHUVARTZ, M. Por entre diálogos: significados e sentidos sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, 3-6 jul. 2017.
SILVA, M. A. J.; TRAZZI, P. S. S.; SANTOS, J. A. A construção de modelos no ensino de Biologia: uma experiência na formação inicial de professores. X ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 24-27 nov. 2015.
THERRIEN, J.; NÓBREGA-THERRIEN, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. [s.p.], jul./dez. 2004.
TORRES, C. M. G. O curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA: constituição, desenvolvimento curricular e formação docente (1987-2017). 2017. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.