Formação de professores e internacionalização da Educação Básica: Repensando o ensino de Línguas e a noção de fronteira Geopolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31855

Palavras-chave:

Educação; Decolonialidade; Translinguagem.

Resumo

Neste artigo, investigamos as interseções entre educação e linguística aplicada, examinando a interligação entre a internacionalização da educação e conceitos como translinguagem, decolonialidade e fronteiras linguísticas no Sul Global. Advogamos por uma abordagem pedagógica translíngue para enfrentar desigualdades, considerando a diversidade linguística como um vetor de justiça social. A partir de mapeamento e análise textual discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2020) junto à BNCC e entrevistas com estudantes, professores e gestores de um curso de idiomas, sublinhamos a importância da formação continuada docente para promover uma pedagogia sensível à diversidade linguística e cultural, desafiando fronteiras geopolíticas e ideológicas. A partir da legislação vigente, especialmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para Internacionalização da Educação Básica (BRASIL, 2023), parece possível verificar uma incipiente incorporação da translinguagem nas políticas educacionais, enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) carece de perspectivas translinguísticas explícitas. A pesquisa de campo realizada sugere uma visão de fronteira linguística enraizada em perspectivas coloniais que influencia a busca do ensino de língua inglesa para comunicação global e crescimento pessoal, amplificando dinâmicas de poder colonial. Argumentamos pela necessidade de uma abordagem pedagógica decolonial translíngue que respeite a diversidade linguística e cultural, questionando fronteiras geopolíticas e ideológicas mesmo em contextos de cursos de idiomas.

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Publicado

26-01-2024

Como Citar

KURTZ, F.; ARAÚJO, M. C. P. de; BERNARDI, J. M.; ROSA, T. A. B. da. Formação de professores e internacionalização da Educação Básica: Repensando o ensino de Línguas e a noção de fronteira Geopolítica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 315–334, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31855. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31855. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos