Educação em ciências por investigação e pedagogia da pergunta: relações, apostos e insurreições
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31895Palavras-chave:
Construtivismo; Epistemologia; Educação Libertadora; Educação em Ciências por Investigação; Pedagogia da Pergunta.Resumo
No campo das didáticas, a Educação em Ciências por Investigação (ECI) articula pesquisa e prática pedagógica como dispositivo que potencializa o desenvolvimento crítico em processos educacionais. Pauta-se na investigação de problemas com base nos conteúdos curriculares, considerando os materiais didáticos e os saberes prévios envolvidos. É precisamente nesses dois elementos que se percebe a semelhança com a Pedagogia da Pergunta (PP), abordagem pautada em preceitos correlatos, estruturados sob a teoria da Educação Libertadora de Paulo Freire, e cujo cerne é o desenvolvimento de interagentes em situações de ensino e aprendizagem, possibilitando transformações produtivas das respectivas realidades. Assim, objetivamos discutir relações, apostos e insurreições entre a ECI e a PP, fazendo recurso a teorias que embasam a didática das ciências como se colocam no modelo brasileiro. A pesquisa possui natureza qualitativa, utilizando a abordagem bibliográfica e análise comparativa. No ensejo dessa análise, é possível observar que ambas estão contidas na epistemologia construtivista: a primeira aborda normativamente a Educação, como projeto de qualidade política e formal; a segunda, uma perspectiva localizada, dirigida às práticas de ensino. Isso denota que a ECI está contida numa educação que seja permeada pela PP, extrapolação compatível a contextos múltiplos de desenvolvimento, inovação e avaliação educacional.
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