Atividades investigativas em Ciências: trabalhando esferas terrestres por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31940Keywords:
Projeto escolar; Atividade investigativa; Sustentabilidade.Abstract
The article presents the actions developed by students and teachers from a 5th year elementary school class, from the College of Application (CAp) of the Federal University of Roraima (UFRR), in the School Science Fair project. The project's general objective was to identify the earth's spheres and their main characteristics, presenting them through actions aimed at sustainability. The article is characterized by a qualitative approach in which the guidelines were organized from the perspective of investigative and interdisciplinary activities. Among the didactic strategies adopted, the following stand out: research, conversation circles, production of models, records in the logbook and organization of presentations. In the final considerations, it is pointed out that the actions were attractive to students as they awakened motivation in the process of execution and culmination, in addition to enabling the learning of scientific concepts and the development of an investigative stance. In the same direction, collaborative actions between peers also stand out.
References
AZEVEDO, Maria Nizete; ABIB, Maria Lúcia Vital Santos; TESTONI, Leonardo André. Atividades investigativas de ensino: mediação entre ensino, aprendizagem e formação docente em Ciências. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 319-335, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/ZHsZdJpP8YzjbmYXrrVCmGR/?format=pdf. Acesso em: 05 SET 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em: 01 MAI 2023.
CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, 5(3), 171–189, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/592. Acesso em 30 AGO 2023.
PEREZ, Gil; CASTRO, Valdes. La orientación de las practices de laboratorio como invetigagación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las ciencias, 14 (2), 1996. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21444/93407. Acesso em: 03 AGO 2023.
LIMA, Daniela Bonzanini de. O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio. TCC: UFRS. 2101, 48p. disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/72341#:~:text=complementar%20o%20aprendizado.,O%20ensino%20investigativo%20%C3%A9%20um%20m%C3%A9todo%20que%20visa%20estimular%20os,enigmas%20ou%20casos%20de%20investiga%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20 AGO 2023.
PENA, Rodolfo Alves. Sistema terrestre. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-terrestre.htm#:~:text=Existem%20quatros%20%E2%80%9Cesferas%E2%80%9D%20que%20comp%C3%B5em,%2C%20litosfera%2C%20hidrosfera%20e%20biosfera. Acesso em 03 AGO. 2023.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.