Atividades investigativas em Ciências: trabalhando esferas terrestres por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31940

Palavras-chave:

Projeto escolar; Atividade investigativa; Sustentabilidade.

Resumo

O artigo apresenta as ações desenvolvidas pelos alunos e pelas professoras de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no projeto da Feira de Ciências Escolar. Foi traçado como objetivo geral analisar as contribuições de atividades investigativas para o desenvolvimento de competências na aprendizagem de conceitos científicos por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares. O artigo caracteriza-se pela abordagem qualitativa, na qual as orientações foram organizadas através de uma sequência didática. Entre as etapas adotadas destacam-se ações de: pesquisas, rodas de conversa, produção das maquetes, registros no diário de bordo e organização das apresentações. Na análise dos resultadoserificou-se que as ações planejadas foram atrativas, pois despertaram a motivação no processo de execução e culminância, além de possibilitar o desenvolvimento de uma postura investigativa, a autonomia discente e a assimilação de conceitos. Nessa mesma direção, também se destaca a postura colaborativa entre as docentes envolvidas no projeto.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

FEITOSA, S. de A.; QUEIROZ ALE, B. Atividades investigativas em Ciências: trabalhando esferas terrestres por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 755–776, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31940. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31940. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê