Traçando rotas para o protagonismo estudantil nas aulas de Física do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31951

Palavras-chave:

Protagonismo Estudantil; Currículo; Ensino de Física.

Resumo

O protagonismo estudantil encontra-se entre as competências gerais a serem desenvolvidas na Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular. Ou seja, em todos os anos e disciplinas, ele deve ser cultivado visando uma formação integral. Todavia, existe necessidade de ambiente favorável à sua promoção, bem como à interdisciplinaridade de progressos psicológicos, cognitivos, culturais e sociais dos estudantes. Nesse viés, são discutidos resultados de uma pesquisa que contempla o desenvolvimento do protagonismo estudantil na escola. O objetivo geral é caracterizar o campo de atuação da professora pesquisadora, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, quanto aos aspectos que possibilitam uma docência que privilegie esse protagonismo. A metodologia foi de natureza qualitativa, com delineamento de pesquisa exploratória. Os dados coletados através do diário da prática pedagógica foram compreendidos através da Análise de Conteúdo. Os resultados poderão auxiliar outros docentes da Educação Básica que se encontram em contextos semelhantes e subsidiar análises críticas quanto à implementação das orientações oficiais da Educação Básica.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

BORGES, J. R. A.; USTRA, S. R. . V. Traçando rotas para o protagonismo estudantil nas aulas de Física do Ensino Médio. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 800–820, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31951. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31951. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê