Volume de tronco de pirâmide utilizando a rapadura: aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31953Palavras-chave:
Etnomatemática; Sequência de Ensino Investigativa; Tronco de pirâmide.Resumo
Na perspectiva de reduzir ou minimizar o distanciamento entre o conteúdo e o contexto social do aluno, o presente artigo apresenta uma experiência pedagógica com a geometria no Ensino Médio, ancorada nos fundamentos da etnomatemática. Para isso, foi aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para ensinar o cálculo do volume do tronco de pirâmide com uma rapadura. Considera-se que a etnomatemática possibilitou o encontro do estudante com traços importantes da cultura local, por meio de questões relacionadas à produção de rapadura nos engenhos de cana-de-açúcar. A utilização da SEI possibilitou a investigação científica pelos estudantes e os colocou numa posição de indivíduos ativos durante o processo de desenvolvimento da sequência de atividades. Tanto que, de acordo com os resultados dos exercícios propostos e do questionário de satisfação, a maioria dos discentes aprovaram o desenrolar pedagógico e apresentaram aprendizagem dos conceitos e aplicações do conteúdo proposto. Portanto, este trabalho favoreceu a aprendizagem de competências e habilidades matemáticas que contribuirão para o exercício da cidadania.
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