Caracterização da investigação-ação/pesquisa-ação em revistas web-Qualis A1 e A2 de Ensino de Ciências publicadas no período de 2012 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31955

Palavras-chave:

Estado do conhecimento; Investigação-ação; Ensino de ciências.

Resumo

Este estudo se propôs a caracterizar a utilização da pesquisa-ação ou investigação-ação na área do ensino de ciências da natureza, compreendendo-a como concepção metodológica que alia produção colaborativa de melhorias nas ações pedagógicas intencionais e metódicas com a produção de conhecimento. Nessa direção, estabeleceu-se como objeto da pesquisa a análise dos artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A2 que se utilizaram da pesquisa-ação ou investigação-ação como ferramenta metodológica. O corpus de análise somou 52 artigos publicados em 12 revistas avaliadas entre o período de 2012 a 2021. Os resultados demonstram que há uma formação de grupos e produção consolidadas no período com utilização de instrumentos de produção de dados consolidados na pesquisa acadêmica das ciências humanas. Além disso, percebe-se a utilização da pesquisa-ação ou investigação-ação nas pesquisas de formação de professores e de ensino com objetivos de interpretação de realidade em maior frequência, seguido da prescrição de alternativas para a prática e da produção colaborativa de mudanças na prática.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

WENDLING, C. M.; MALACARNE, V.; CANCIAN, Q. G.; BENASSI, C. B. P.; DEUS, A. F. E. de. Caracterização da investigação-ação/pesquisa-ação em revistas web-Qualis A1 e A2 de Ensino de Ciências publicadas no período de 2012 a 2021. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 777–799, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31955. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31955. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê