Caracterização da investigação-ação/pesquisa-ação em revistas web-Qualis A1 e A2 de Ensino de Ciências publicadas no período de 2012 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31955Palavras-chave:
Estado do conhecimento; Investigação-ação; Ensino de ciências.Resumo
Este estudo se propôs a caracterizar a utilização da pesquisa-ação ou investigação-ação na área do ensino de ciências da natureza, compreendendo-a como concepção metodológica que alia produção colaborativa de melhorias nas ações pedagógicas intencionais e metódicas com a produção de conhecimento. Nessa direção, estabeleceu-se como objeto da pesquisa a análise dos artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A2 que se utilizaram da pesquisa-ação ou investigação-ação como ferramenta metodológica. O corpus de análise somou 52 artigos publicados em 12 revistas avaliadas entre o período de 2012 a 2021. Os resultados demonstram que há uma formação de grupos e produção consolidadas no período com utilização de instrumentos de produção de dados consolidados na pesquisa acadêmica das ciências humanas. Além disso, percebe-se a utilização da pesquisa-ação ou investigação-ação nas pesquisas de formação de professores e de ensino com objetivos de interpretação de realidade em maior frequência, seguido da prescrição de alternativas para a prática e da produção colaborativa de mudanças na prática.
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