Narrativas de formadores sobre o estágio supervisionado como lócus da práxis investigativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31987Palavras-chave:
Ensino por investigação; Formação de professores de Ciências; Pedagogia freireana.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de uma proposta de estágio supervisionado obrigatório, realizada junto a uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Especificamente, investigamos, na proposta formativa, como o estágio pode se configurar como lócus de uma práxis investigativa. Para tanto, utilizamos a análise textual discursiva para interpretar qualitativamente as reflexões dos formadores, a partir das narrativas produzidas no estágio por meio de interações verbais e relatórios. Com as categorias emergentes: planejamento, estratégias formativas e a codocência como articuladora do processo; as intervenções dos licenciandos/licenciandas e análises do vivido compreendemos que a alfabetização científica, o ensino por investigação e a concepção Freireana de formação docente constituíram a base teórica de conscientização e ação de planejamento colaborativo da disciplina, condução das aulas e das intervenções realizadas no contexto escolar. Como lição, destacamos a importância da parceria com os supervisores da escola para a realização de práticas investigativas e a formação docente.
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