Avaliação de elementos da educação em biodiversidade: um quadro inconveniente e desafiador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31990

Palavras-chave:

Avaliação; Biodiversidade; Enem.

Resumo

Neste estudo, com a participação de um grupo de professores de ensino médio e pesquisadores, avaliamos alguns elementos sobre a educação em biodiversidade: o desempenho dos jovens, geral e por categoria da matriz do Enem; a gestão do ensino, com o foco em estratégias, recursos didáticos utilizados e instrumentos usados para coleta de dados para avaliar os jovens; os conhecimentos do tema utilizados nas questões do Enem por categoria da matriz de referência. Utilizamos a abordagem qualitativa, desenvolvendo rubricas de avaliação que foram validadas pelos profissionais. Os resultados mostraram um quadro de baixo conhecimento dos jovens sobre a biodiversidade, de meninos e de meninas, um ensino inadequado sobre o tema e o predomínio de conhecimentos em apenas uma categoria, “Ecologia e Ciências Ambientais”, da matriz de referência. Com base neste quadro inconveniente e desafiador encontrado, sugere-se promover a aproximação e o diálogo entre os diversos atores envolvidos, incluindo pesquisadores, professores, diretores, pais e jovens. Simultaneamente, aponta para a necessidade de realizarmos mudanças nas políticas educacionais, abrangendo currículos, o sistema escolar, métodos de ensino e a formação dos professores.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

GARCIA, P. S.; FAZIO , X. Avaliação de elementos da educação em biodiversidade: um quadro inconveniente e desafiador. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 955–976, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31990. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31990. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê