Formação acadêmica profissional de egressos licenciados na Universidade Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31992Palavras-chave:
Egressos; Formação Acadêmica; Professores.Resumo
O estudo abrange egressos formados, no período de 2015 a 2022, na Universidade Federal de Tocantins (UFT). O objetivo é analisar a situação dos egressos, em relação às implicações da formação acadêmica na trajetória profissional dos graduados nos cursos de Licenciatura da UFT. O estudo envolveu os cursos de Educação Física, Educação do Campo, Ciências Sociais e Pedagogia do Campus de Tocantinópolis da UFT. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal e quantitativa, utilizando análises estatísticas e interpretação de fenômenos. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários online, totalizando 82 respondentes. Dos egressos, 63% são mulheres, com média de idade de 31 anos. A maioria provém do Tocantins (72%) e do Maranhão (17%). A renda mensal é predominantemente baixa, com somente 20,8% ganhando acima de 3 salários mínimos. Metade dos egressos não buscou formação complementar, e apenas 30,4% obtiveram especialização, 13,4% mestrado e 1,3% doutorado. A avaliação da contribuição da UFT para as carreiras é positiva (96%), mas apenas 24,7% se consideram bem-sucedidos profissionalmente. Isso indica que outros fatores além da formação acadêmica influenciam no sucesso profissional dos egressos. Em síntese, o estudo destaca a importância da formação superior na vida profissional dos egressos da UFT e aponta desafios e desigualdades a serem superadas.
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