Cultivando comunidade de prática em um grupo de pesquisa multiárea
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32014Palavras-chave:
Formação de professores; Experiência; Universidade.Resumo
Este estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem por objetivo caracterizar dois grupos de pesquisa enquanto agentes que cultivam Comunidades de Prática a partir da análise de condicionantes. Participaram da pesquisa 35 integrantes de 2 grupos de pesquisa alocados em instituições de ensino superior, sendo uma das universidades localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e a outra localizada na região central do mesmo estado. Tais grupos possuem uma relação de estreita convivência, muitos dos participantes do estudo fazem parte de ambos os grupos. Foi disponibilizado um formulário online no qual foram apresentadas situações do dia a dia do grupo que remetesse aos condicionantes de uma Comunidade de Prática. Enquanto resultados, dois dos oito condicionantes se sobressaíram, sendo eles a Dinamicidade do Expert e as Reflexões Compartilhadas. Outros três condicionantes precisam de atenção: Compartilhamento de repertório, o Compromisso solidário e o Espaço de vulnerabilidade e Agência mediada. Tal achado demonstra que há espaço para que os participantes de ambos os grupos possam compartilhar suas experiências, vislumbrando assim novas aprendizagens aos participantes e também buscar novas formas de melhor cultivar a comunidade no grupo.
Referências
BALDINI, L. A. F. Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do Software GeoGebra. Universidade Estadual de Londrina, 221F. 2014.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 de maio de 2016.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório de Grupos de Pesquisa. Espelho do Grupo Colaborativo Flexilhas. 2019. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5090291349726005. Acesso em: set. 2023.
COSTA, C. O currículo numa comunidade de prática. Sísifo, n. 3, p. 87-100, 2016.
DEGN, L., et al. Research groups as communities of practice:A case study of four high-performing research groups. High Education, v. 76, 231-246, 2018.
ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Condicionantes de aprendizagens de professores que ensinam matemática em contextos de comunidades de prática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 227-253, 2019.
FELDMAN, A., DIVOLL, K. A., ROGAN-KLYVE, A. Becoming researchers: The participation of undergraduate and graduate students in scientific research groups. Science Education, v. 97, n. 2, 218-243, 2013.
GELLERT, L. M. Elementary School Teachers and Mathematics: Communities of Practice and an opportunity for change. Journal of Education and Learning, v. 2, n. 4, p. 113-122, 2013.
IMBERNÓN, F.; NETO, A. S.; SILVA, A. C. Reflexões sobre o conhecimento na formação de professores em comunidade de prática. Revista Iberoamericana de Educación, v. 82, n. 1, p. 161-172, 2020.
MAINARDES, J. Grupos de pesquisa em educação como objeto de estudo. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022.
NAGY, M. C. Trajetórias de Aprendizagem de professoras que ensinam matemática em uma Comunidade de Prática. 197f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
OLIVEIRA, H. M.; CYRINO, M. C. C. T. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Revista Interacções, v. 7, n. 18, 2011.
RODRIGUES, M. U.; SILVA, L. D.; MISKULIN, R. G. S. Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Revista de Educação Matemática, v. 14, n. 16, p. 16-33, 2017.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.