Uma unidade de ensino com a temática mineração em uma abordagem CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32027

Palavras-chave:

Ensino de Química; Unidade de Ensino; Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Atividades de mineração, espalhadas por várias regiões do país, fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Por isso, quando conhecimentos relativos à mineração são desenvolvidos em sala de aula, há maior possibilidade de que os conceitos científicos sejam facilmente apreendidos por se relacionarem com vivências cotidianas dos alunos. Nesse estudo, propõe-se uma unidade didática de ensino com a temática mineração, objetivando contribuir para o ensino e a aprendizagem de Química. Parte-se de eventos desenvolvidos na exploração de minérios, pela abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que descreva e relacione fatores ligados a esses conceitos para promover o pensamento crítico dos alunos, mediante sua realidade. Os conteúdos abordados no desenvolvimento da temática estão comumente presentes na disciplina de Química, o que justifica a unidade de ensino ser desenvolvida em sala de aula nesse componente curricular. A proposta foi elaborada na perspectiva de favorecer o ensino de forma dinâmico e contextualizado, para possibilitar a participação e a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Aline da Silva Muniz Cardoso, Universidade Federal do Maranhão

Graduated in Chemistry Degree. Master's student of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPECEM) at the Federal University of Maranhão. E-mail: alinemuniz0411@gmail.com

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

CARDOSO, A. da S. M.; GUERINI, S. C.; LIMA, M. C. A. Uma unidade de ensino com a temática mineração em uma abordagem CTS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 189–210, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32027. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32027. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê