Abordagem investigativa no contexto formativo dos professores de ciências como possibilidade para a alfabetização didático-científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.32270

Palabras clave:

Ensino de Ciências; Didática; Alfabetização Científica; Atividades Investigativas.

Resumen

A Alfabetização Científica do professor de Ciências pode tornar-se uma possibilidade para ampliar as compreensões no campo da Didática das Ciências da Natureza. Este estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo investigar e discutir a Alfabetização Didático-Científica do professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O corpus da pesquisa fez parte da investigação de tese do primeiro autor constituído pelos discursos dos professores e suas interações no planejamento de Atividades Investigativas em um Grupo de Formação ancorado ao Projeto COMQUÍMICA das crianças, no município de Toledo-PR. Os discursos foram analisados seguindo as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, conforme proposto pelo Método Pragmático. Por conseguinte, identificamos alguns obstáculos quanto ao conceito de Alfabetização Científica, configurando indícios de compreensão acerca das especificidades da Didática das Ciências como extensão da Didática freireana. Assim, destaca-se a necessidade de inserir debates sobre a abordagem investigativa nos grupos de formação de modo a configurar uma estratégia para a Alfabetização Didático-Científica do professor de Ciências.

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Publicado

27-08-2025

Cómo citar

ARAÚJO, L. C. M. de; JUSTINA, L. A. D.; CUNHA, M. B. da. Abordagem investigativa no contexto formativo dos professores de ciências como possibilidade para a alfabetização didático-científica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 284–311, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.32270. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32270. Acesso em: 5 sep. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo