Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32730

Palavras-chave:

Fronteiras; Educação; Línguas.

Resumo

Diante do panorama, que se construiu ao longo do tempo, de estigmatização das fronteiras como espaços de contenção, de demarcação de limites territoriais e como ambientes em que emergem problemas do ponto de vista da segurança nacional, urge publicizar pesquisas e ações que considerem a complexidade desse espaço e que tragam à baila outras perspectivas, como a noção das fronteiras como espaços de intercâmbios, de encontros e como recursos para o desenvolvimento social. Trata-se de evidenciar iniciativas que possam ser utilizadas como modelo para o desenvolvimento de políticas linguísticas (públicas) inclusivas em diferentes contextos geopolíticos e multilíngues de fronteiras.

Referências

PILLER, I. Linguistic diversity and social justice. New York: Oxford University Press, 2016.

OEI. Organização de Estados Ibero-americanos. Cruzando Fronteiras:Projeto Escolas Interculturais Bilíngues. Brasília, 2022. Disponível em: https://oei.int/pt/escritorios/brasil/noticia/livro-cruzando-fronteiras-conta-a-historia-do-projeto-escolas-interculturais-bilingues-no-brasil. Acesso em: 20 dez. 2023.

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Publicado

26-01-2024

Como Citar

BERGER , I. R.; MARTINS , V. F.; RODRIGUES , L. F. Apresentação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 1–6, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32730. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32730. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos