Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32730Palavras-chave:
Fronteiras; Educação; Línguas.Resumo
Diante do panorama, que se construiu ao longo do tempo, de estigmatização das fronteiras como espaços de contenção, de demarcação de limites territoriais e como ambientes em que emergem problemas do ponto de vista da segurança nacional, urge publicizar pesquisas e ações que considerem a complexidade desse espaço e que tragam à baila outras perspectivas, como a noção das fronteiras como espaços de intercâmbios, de encontros e como recursos para o desenvolvimento social. Trata-se de evidenciar iniciativas que possam ser utilizadas como modelo para o desenvolvimento de políticas linguísticas (públicas) inclusivas em diferentes contextos geopolíticos e multilíngues de fronteiras.
Referências
PILLER, I. Linguistic diversity and social justice. New York: Oxford University Press, 2016.
OEI. Organização de Estados Ibero-americanos. Cruzando Fronteiras:Projeto Escolas Interculturais Bilíngues. Brasília, 2022. Disponível em: https://oei.int/pt/escritorios/brasil/noticia/livro-cruzando-fronteiras-conta-a-historia-do-projeto-escolas-interculturais-bilingues-no-brasil. Acesso em: 20 dez. 2023.
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