Desafios e perspectivas: o acesso do discente trabalhador ao ensino superior no Brasil, o caso do campus Laranjeiras do Sul da UFFS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33004Palavras-chave:
Discente trabalhador, UFFS/ Laranjeiras do Sul, Ensino superiorResumo
A expansão da universidade pública brasileira tem sido significativa nas últimas três décadas. No entanto, muito aquém da verificada no ensino privado, a qual historicamente tem sido alimentada pela expansão do número de matrículas dos cursos noturnos. O presente estudo busca discutir sobre o acesso do discente trabalhador ao ensino superior público em nível federal no Brasil, incluindo breve reflexão sobre a realidade do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, enquanto caso particular. Para tanto, na primeira seção, discutem-se, de maneira sucinta, as dificuldades enfrentadas por esses discentes para ingressar à universidade pública, ao longo do século XX. A seguir, aborda-se a inexistência de políticas de inclusão desse estudante na recente expansão da universidade pública em nível federal nos governos do Partido dos Trabalhadores, em contraposição à iniciativa privada. Na última seção, expõem algumas particularidades sobre a presença do discente trabalhador no Campus Laranjeiras do Sul. Finalmente, tecem-se as conclusões.
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