v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

					Visualizar v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

O Dossiê "Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior", organizado por pesquisadores do GRUPEPU e GRUPEE, reúne contribuições de diferentes instituições do Brasil, Argentina e Portugal. Os artigos, tecidos por diversas perspectivas teóricas, abordam a formação inicial e continuada de professores e educadores com ênfase na humanização dos vínculos e na inclusão como compromisso ético e social.

A coletânea nasce de experiências e reflexões compartilhadas no IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, além de acolher trabalhos enviados por chamada pública. Os textos estão organizados em eixos temáticos como: formação docente, educação para a humanização, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, inclusão de povos do campo e indígenas, e ética e educação emocional. O dossiê convida ao diálogo sensível e crítico sobre os desafios da docência na atualidade, valorizando o aprendizado contínuo, coletivo e comprometido com a transformação social.

Desejamos uma leitura inspiradora!
Equipe Editorial Temas & Matizes

Publicado: 07-05-2025

Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

  • Apresentação

    Claudia Gallert , Eloá Soares Dutra Kastelic, Ana Paula Viana Caetano, Carla Verónica Duarte
    1-14

Formação de professores e educadores

Educação para a humanização

Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais

Ética e Educação Emocional