Formação humana no contexto educacional: narrativas de professores e de estudantes sobre ética
NARRATIVES OF TEACHERS AND STUDENTS ABOUT ETHICS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33007Palavras-chave:
Ética; Educação emocional; Processos auto formativos.Resumo
As relações humanas no contexto educacional estão impregnadas de diversas emoções, que requerem a escuta sensível e a abertura ao diálogo. Neste sentido, esse espaço necessita possibilitar uma dinâmica comunicativa e auto formativa capaz de viabilizar a educação do cuidado de si e do outro, na perspectiva do desenvolvimento da ética. Nessa direção, este artigo objetiva identificar as percepções de professores do Ensino Superior e da Educação Básica e estudantes da Graduação e Pós-Graduação sobre a presença (ou não) da ética nos processos educativos e formativos do contexto educacional. A pesquisa é de cunho qualitativo e contou com a participação de 12 professores e estudantes da Graduação e Pós-Graduação e da Educação Básica, membros do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. A partir das narrativas dos participantes, foram criadas quatro categorias: práticas que promovem a ética; práticas que promovem a educação emocional; práticas auto formativas e práticas antiéticas no contexto educacional. Os resultados apontam que o espaço escolar necessita de mais práticas autoformativas com ênfase na educação emocional, a fim de promover a aprendizagem do cuidar de si e do outro.
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