Formação humana no contexto educacional: narrativas de professores e de estudantes sobre ética

NARRATIVES OF TEACHERS AND STUDENTS ABOUT ETHICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33007

Palavras-chave:

Ética; Educação emocional; Processos auto formativos.

Resumo

As relações humanas no contexto educacional estão impregnadas de diversas emoções, que requerem a escuta sensível e a abertura ao diálogo. Neste sentido, esse espaço necessita possibilitar uma dinâmica comunicativa e auto formativa capaz de viabilizar a educação do cuidado de si e do outro, na perspectiva do desenvolvimento da ética. Nessa direção, este artigo objetiva identificar as percepções de professores do Ensino Superior e da Educação Básica e estudantes da Graduação e Pós-Graduação sobre a presença (ou não) da ética nos processos educativos e formativos do contexto educacional. A pesquisa é de cunho qualitativo e contou com a participação de 12 professores e estudantes da Graduação e Pós-Graduação e da Educação Básica, membros do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. A partir das narrativas dos participantes, foram criadas quatro categorias: práticas que promovem a ética; práticas que promovem a educação emocional; práticas auto formativas e práticas antiéticas no contexto educacional. Os resultados apontam que o espaço escolar necessita de mais práticas autoformativas com ênfase na educação emocional, a fim de promover a aprendizagem do cuidar de si e do outro.

Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

 

 

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

LOSS, A. S.; LYRA, L. R.; PIMENTEL, D. C. Formação humana no contexto educacional: narrativas de professores e de estudantes sobre ética: NARRATIVES OF TEACHERS AND STUDENTS ABOUT ETHICS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 440–459, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33007. Acesso em: 19 abr. 2025.