Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: políticas e práticas na Universidade Estadual do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33021Palavras-chave:
Educação Especial e Inclusiva; Ensino Superior; Pessoa com deficiência.Resumo
O processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência tem possibilitado que parte deste público conclua a educação básica e participe do processo seletivo para o ensino superior. As universidades têm se mobilizado para atender as especificidades de seus estudantes. Logo, temas como acesso, permanência e sucesso de estudantes com deficiência estão presentes nestas instituições. Neste sentido, este artigo tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, em especial, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a apresentação das ações inclusivas foram utilizadas as normativas da Unespar e o relatório anual do ano de 2022 do Núcleo de Educação Especial Inclusiva. Conclui-se que há avanços no processo de inclusão da pessoa com deficiência na Unespar no que se refere às normativas, as ações pedagógicas, as pesquisas e a participação da pessoa com deficiência. No entanto, ainda é preciso mais investimentos financeiros por parte do Estado, concurso público para os profissionais para atendimento aos estudantes como professor do atendimento educacional especializado, tradutor e intérprete de Libras.
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