De laço ou de nó? O lugar do professor para a construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade
THE TEACHER’S PLACE FOR DEVELOPING AN ETHICS OF PROXIMITY AND RESPONSIBILITY
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33026Palavras-chave:
Ética; Docência; Educação EmocionalResumo
O artigo tem como tema de estudo o lugar do professor na construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade. Objetiva-se, ao analisar narrativas docentes sobre suas práticas pedagógicas, compreender se os lugares do professor frente ao fazer ético ocupam um lugar de laço ou de nó. Entrelaçados à discussão teórica sobre ética, apresentam-se dados obtidos a partir de questionário on-line respondido por 11 professores participantes do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE). Para tal, os participantes foram convidados a citar duas práticas pedagógicas que poderiam contribuir para “ensinar as coordenadas de uma nova geografia” baseada em “laços de proximidade e de responsabilidade”. Após análise dos dados, conclui-se que o lugar do professor tem múltiplas facetas frente à construção de uma ética e que, apesar dos “nós” contemporâneos, há nos educadores/participantes uma perseverança esperançosa de ocupar sempre o lugar de “laço”. Além disso, percebeu-se que o compartilhamento de suas impressões sobre essa temática contribuiu para que as próprias geografias do grupo fossem postas em diálogo, possibilitando uma experiência de hospitalidade.
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