De laço ou de nó? O lugar do professor para a construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade

THE TEACHER’S PLACE FOR DEVELOPING AN ETHICS OF PROXIMITY AND RESPONSIBILITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33026

Palavras-chave:

Ética; Docência; Educação Emocional

Resumo

O artigo tem como tema de estudo o lugar do professor na construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade. Objetiva-se, ao analisar narrativas docentes sobre suas práticas pedagógicas, compreender se os lugares do professor frente ao fazer ético ocupam um lugar de laço ou de nó. Entrelaçados à discussão teórica sobre ética, apresentam-se dados obtidos a partir de questionário on-line respondido por 11 professores participantes do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE). Para tal, os participantes foram convidados a citar duas práticas pedagógicas que poderiam contribuir para “ensinar as coordenadas de uma nova geografia” baseada em “laços de proximidade e de responsabilidade”. Após análise dos dados, conclui-se que o lugar do professor tem múltiplas facetas frente à construção de uma ética e que, apesar dos “nós” contemporâneos, há nos educadores/participantes uma perseverança esperançosa de ocupar sempre o lugar de “laço”. Além disso, percebeu-se que o compartilhamento de suas impressões sobre essa temática contribuiu para que as próprias geografias do grupo fossem postas em diálogo, possibilitando uma experiência de hospitalidade.

 

Referências

BATISTA, I. Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético.

Porto, Portugal: Proferições, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN42010.pdf?query=AGR. Acesso em: 20 set. 2023.

BUBER, M. Eu e Tu. 10. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

CABRAL, R. de B. Amor: sinal que se muda de laço. Stylus, Rio de Janeiro, n. 32, p. 65-75, jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-157X2016000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 set. 2023.

COSTA, J. S.; LEITE, M. C. Do nó ao laço: um estudo sobre o amor na psicanálise. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 138-153, abr. 2019. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1014. Acesso em: 20 set. 2023.

COTTA, D. A constituição humana e a educação na sociedade da aquisição: contribuições do pensamento de Erich Fromm. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 167-179, 2019. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7239. Acesso em: 22 jun. 2021.

DA CUNHA et al. Roda de conversa: Uma articulação solidária entre ensino, serviço e comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e01692014. Acesso em: 17 set. 2023.

FROMM, E. O coração do homem: seu gênio para o bem e para o mal. 6. ed.

Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

HAN, B-C. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.

HANS, J. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

LÉVINAS, E. Entre Nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MARTINS, A. C. B. L.; Quem será o mais-um? Contribuições da psicanálise para o campo da política. Stylus (Rio J.), Rio de Janeiro, n. 36, p. 121-130, jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-157X2018000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 set. 2023.

NUNES, L. de S. Escuta sensível do professor: uma dimensão da qualidade da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4820. Acesso em: 20 set. 2023.

Publicado

14-04-2025

Como Citar

BITTENCOURT, Z. A.; ZANATTA, P. S.; RODRIGUES, B. C. De laço ou de nó? O lugar do professor para a construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade: THE TEACHER’S PLACE FOR DEVELOPING AN ETHICS OF PROXIMITY AND RESPONSIBILITY. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 484–502, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33026. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33026. Acesso em: 19 abr. 2025.