Inclusão no ensino superior: reflexões sobre o estágio supervisionado de acadêmicos com deficiência em cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33198

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo oferecer algumas reflexões sobre as práticas inclusivas no ensino superior. Neste sentido, busca-se apresentar e socializar as reflexões dos docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sobre a necessidade de adaptações e flexibilizações curriculares durante a realização do estágio supervisionado, de acadêmicos com deficiência e transtornos de aprendizagem, em um curso de licenciatura, de uma universidade pública, no interior do Paraná. O processo de Inclusão vem rompendo barreiras em todos os aspectos educacionais e sociais, sendo assim, se faz necessário refletir sobre quais são as adaptações necessárias para se garantir o estágio supervisionado no decorrer de um curso de graduação. A metodologia utilizada se pauta em um relato de experiência de alguns docentes de AEE, no decorrer do acompanhamento de todas as etapas do estágio supervisionado. Utilizou-se da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica sobre a temática pesquisada. Este trabalho reforça a importância da disciplina de estágio curricular supervisionado para a consolidação do paradigma da Educação Inclusiva. Evidencia-se que a experiência proporcionada e vivenciada no decorrer dessa disciplina considera aspectos educacionais e sociais que evidenciam a importância da Inclusão em todos os contextos educacionais.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.Acesso em: 24 ago. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Aprova a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e dá outras exceções. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm.Acesso em 29 ago.2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 23 ago.2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 2, de 20 de dezembro de 2019. Definir como Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica e dá outras exceções. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2019. Seção 1, p. 16.

CEPE- Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Unioeste. Resolução 250/2021. Estágio Supervisionado. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/comunidade-unioeste/estagio-seguro/legislacao. Acesso em 11 jul. 2023.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2021. Resumo técnico. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-superior-2022. Acesso em 03 set, 2023.

MARTINY, L.; SOUZA, I.; GOMES-DA-SILVA, P. “Como saber se meu mundo de ideias daria certo na prática?” O medo da docência no estágio supervisionado em educação física. Motrivivência, [s.l.], n. 40, p.51-66, 3 jul. 2013.

MORIÑA A. Inclusive education in higher education: challenges and opportunities. European Journal of Special Needs Education.v. 32:1, p. 3-17. (2017) DOI: 10.1080/08856257.2016.1254964.

MINAYO, C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

POKER, R.B; VALENTIM, F. O D.; GARLA, I. A. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicol. esc. educ; 22(spe): 127-134, 2018.

ROMANOWSKI, J. P. Conhecimentos pedagógicos nos cursos de licenciatura e a base comum de formação de professores. In.: CARTAXO, S. R. M.; MARTINS, P. L.O.; ROMANOWSKI, J. P. Práticas formativas de formação de professores: da Educação Básica à Educação Superior. Curitiba: PUCPress, 2016.

SENO, M. P. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem? Rev. psicopedag., São Paulo, v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300003&lng=pt&nrm=iso . acessos em 18 set. 2023.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

DALGALO, V. S.; SPIES , M. F.; THEISS, I. C. Inclusão no ensino superior: reflexões sobre o estágio supervisionado de acadêmicos com deficiência em cursos de licenciatura. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 205–222, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33198. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33198. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas