Inclusão no ensino superior: reflexões sobre o estágio supervisionado de acadêmicos com deficiência em cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33198Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Ensino Superior.Resumo
Este trabalho tem como objetivo oferecer algumas reflexões sobre as práticas inclusivas no ensino superior. Neste sentido, busca-se apresentar e socializar as reflexões dos docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sobre a necessidade de adaptações e flexibilizações curriculares durante a realização do estágio supervisionado, de acadêmicos com deficiência e transtornos de aprendizagem, em um curso de licenciatura, de uma universidade pública, no interior do Paraná. O processo de Inclusão vem rompendo barreiras em todos os aspectos educacionais e sociais, sendo assim, se faz necessário refletir sobre quais são as adaptações necessárias para se garantir o estágio supervisionado no decorrer de um curso de graduação. A metodologia utilizada se pauta em um relato de experiência de alguns docentes de AEE, no decorrer do acompanhamento de todas as etapas do estágio supervisionado. Utilizou-se da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica sobre a temática pesquisada. Este trabalho reforça a importância da disciplina de estágio curricular supervisionado para a consolidação do paradigma da Educação Inclusiva. Evidencia-se que a experiência proporcionada e vivenciada no decorrer dessa disciplina considera aspectos educacionais e sociais que evidenciam a importância da Inclusão em todos os contextos educacionais.
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