Exigências da ética e da moral pós-moderna à luz de Bauman
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33287Palavras-chave:
Ética e moral; Modernidade e pós-modernidade; Emoção e docência.Resumo
O texto tem como problemática a ética e a moral pós-moderna à luz da discussão e da abordagem de Bauman. O objetivo geral é apresentar a análise e a discussão sobre a configuração da ética e da moral do mundo moderno e a exigência que se estabelece para a ética e a moral do mundo pós-moderno. Os objetivos específicos são: 1) apresentar uma síntese do processo da constituição da ética e da moral no contexto do mundo moderno; 2) identificar a similaridade e a diferenciação da ética e da moral pós-moderna, e 3) discutir as exigências práticas para a ética, a moral e seus dilemas no exercício da docência. Trata-se, pois, de um estudo qualitativo, com procedimento de análise textual e comparativo, com respostas sobre a vivência ética. Deste modo, na modernidade, buscou-se uma ética universal e fundamentada na razão, enquanto a ética e a moral pós-moderna se apresentam mais plurais, sem universalização, com maior valorização da vida na perspectiva emocional. Assim, constata-se que as exigências da ética e da moral pós-moderna geram dilemas para se tomar decisões e exercer a docência.
PALAVRAS-CHAVE: Ética e moral. Modernidade e pós-modernidade. Emoção e docência.
Referências
REFERÊNCIAS
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
GARDNER, E. C. Fé bíblica e ética social. São Paulo: ASTE, 1965.
JAPIASSÚ, H. A crise da razão e do saber objetivo – as ondas do irracional. São Paulo: Letras & letras, 1996.
KANT, I. Metafísica dos Costumes. Tradução [primeira parte] Clélia Aparecida Martins, tradução [segunda parte] Bruno Nadai, Diego Kosbiau e Monique Hulshof. – Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2013.
KIDDER, R. M. Como tomar decisões difíceis ou como escolher na vida entre o certo e o certo. São Paulo: Editora Gente, 2007.
LIPOVETSKY, G. Crepúsculo do dever. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
LIPOVETSKY, G. Sociedade pós-moralista – A ética indolor dos novos tempos democráticos. São Paulo: Ed. Manole, 2005.
RIOS, T. A. Ética e competência. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
RINGER, F. K. O declínio dos mandarins alemães. São Paulo: Ed. US, 2000.
SENNETT, R. A corrosão do caráter - consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro / São Paulo: Editora Record, 2005.
VEIGA, I. P. A.; ARAÚJO, J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus Editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.