Inclusão dos povos do campo na educação superior: a licenciatura em educação do campo na UFRB-CFP e na UFFS-LS
THE DEGREE IN FIELD EDUCATION IN UFRB-CFP AND UFFS-LS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33388Palavras-chave:
: Educação Superior; Educação do Campo; Formação de Professores.Resumo
Apresenta análises sobre a inclusão/exclusão dos povos do campo na Educação Superior a partir da Licenciatura em Educação do Campo no Centro de Formação de Professores, campus Amargosa – Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do curso Interdisciplinar em Educação do Campo na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul – Paraná. Tem por escopo a concretude de tais experiências, ao considerar suas fragilidades e potencialidades na inserção dos povos do campo na Universidade. Vincula-se à pesquisa interinstitucional Formação de Professores e Educadores no Brasil, Argentina e Portugal, e teve por instrumento metodológico um questionário online constituído por 45 questões respondidas entre junho/2020 e abril/2021. Foi considerado o registro de 202 estudantes/egressos dos cursos nas duas instituições. A análise tomou por referência as apreensões sobre exclusão/inclusão dos setores populares na Educação Superior no Brasil, com apontamentos sobre a formação de professores do campo em suas conexões com a materialidade de origem da Educação do Campo e o perfil de estudantes/egressos que integram as experiências consideradas. A partir disso, foram tecidas reflexões sobre as fragilidades e as potencialidades que se expressam e sustentam a inserção dos povos do campo na Universidade.
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