Formação e prática pedagógica dos docentes nas escolas do Campo de Rodrigues Alves, Acre (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33474Palavras-chave:
Educação do campo; Formação docente; Prática pedagógica.Resumo
Este artigo relata duas ações de formação realizadas em 2023 por um grupo de docentes que atua na formação de profissionais da educação na Amazônia acreana e objetiva realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes das Escolas do Campo do município de Rodrigues Alves, no Acre (Brasil). É um relato de experiência que contribuiu para o conhecimento pessoal e profissional de quem participou de todo o processo e da formação, com uma abordagem qualitativa, embasado em pesquisa bibliográfica e documental, englobando as avaliações realizadas na formação referentes à metodologia de ensino. As formações foram realizadas com os docentes do referido município; por meio da metodologia de ensino (na zona rural), e uma palestra na Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE) - 2024 (na sede do município), etapa municipal, tendo conjunturas e propósitos distintos, mas perspectivas formativas e partícipes em comum, buscando conjunturalmente atuar reflexivamente a respeito da profissionalidade e da identidade do educador do campo. O desafio de quem faz a formação e a prática docente está em como utilizar o que está posto teoricamente na prática, para que seja algo significativo, tanto para o docente, como para os discentes.
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