Formação e prática pedagógica dos docentes nas escolas do Campo de Rodrigues Alves, Acre (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33474

Palavras-chave:

Educação do campo; Formação docente; Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo relata duas ações de formação realizadas em 2023 por um grupo de docentes que atua na formação de profissionais da educação na Amazônia acreana e objetiva realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes das Escolas do Campo do município de Rodrigues Alves, no Acre (Brasil). É um relato de experiência que contribuiu para o conhecimento pessoal e profissional de quem participou de todo o processo e da formação, com uma abordagem qualitativa, embasado em pesquisa bibliográfica e documental, englobando as avaliações realizadas na formação referentes à metodologia de ensino. As formações foram realizadas com os docentes do referido município; por meio da metodologia de ensino (na zona rural), e uma palestra na Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE) - 2024 (na sede do município), etapa municipal, tendo conjunturas e propósitos distintos, mas perspectivas formativas e partícipes em comum, buscando conjunturalmente atuar reflexivamente a respeito da profissionalidade e da identidade do educador do campo. O desafio de quem faz a formação e a prática docente está em como utilizar o que está posto teoricamente na prática, para que seja algo significativo, tanto para o docente, como para os discentes.

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

NICÁCIO, M.; MATOS, M. B. de; BATISTA, O. A. R.; MONTEIRO, N. de M. Formação e prática pedagógica dos docentes nas escolas do Campo de Rodrigues Alves, Acre (Brasil). Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 386–411, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33474. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33474. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais