Percepções de professores com deficiência acerca do seu contexto profissional e atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33503Palavras-chave:
Professores deficientes; Inclusão; Contexto Profissional Docente.Resumo
O presente artigo teve como objetivo investigar as percepções de professores com deficiência acerca da inclusão no seu contexto profissional. Para a captura dos registros foi utilizado um questionário on-line. Participaram do estudo 20 professores que atuam em Institutos Federais do Brasil de diferentes áreas do conhecimento. Para a produção dos resultados foi adotada a metodologia Análise de Conteúdo, por meio desta, obteve-se duas categorias de análise: a) acessibilidade e inclusão no contexto profissional e b) cotidiano e atuação docente. Os achados em relação a acessibilidade e a inclusão institucional apontam que a incipiente qualificação profissional dos envolvidos nas instituições pode dificultar a criação de um ambiente profissional realmente inclusivo. Promover o conhecimento acadêmico sobre a deficiência, os professores e suas trajetórias, discutiu-se sobre as políticas e as práticas que vem promovendo a discussão de uma cultura inclusiva e acolhedora nas instituições de ensino. Assim, para além de uma vaga de emprego, é necessário oferecer oportunidades de formação e atuação docente em um contexto profissional inclusivo.
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