Percepções de professores com deficiência acerca do seu contexto profissional e atuação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33503

Palavras-chave:

Professores deficientes; Inclusão; Contexto Profissional Docente.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar as percepções de professores com deficiência acerca da inclusão no seu contexto profissional. Para a captura dos registros foi utilizado um questionário on-line. Participaram do estudo 20 professores que atuam em Institutos Federais do Brasil de diferentes áreas do conhecimento. Para a produção dos resultados foi adotada a metodologia Análise de Conteúdo, por meio desta, obteve-se duas categorias de análise: a) acessibilidade e inclusão no contexto profissional e b) cotidiano e atuação docente. Os achados em relação a acessibilidade e a inclusão institucional apontam que a incipiente qualificação profissional dos envolvidos nas instituições pode dificultar a criação de um ambiente profissional realmente inclusivo. Promover o conhecimento acadêmico sobre a deficiência, os professores e suas trajetórias, discutiu-se sobre as políticas e as práticas que vem promovendo a discussão de uma cultura inclusiva e acolhedora nas instituições de ensino. Assim, para além de uma vaga de emprego, é necessário oferecer oportunidades de formação e atuação docente em um contexto profissional inclusivo.

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

PERES, C. Élen; SIMÕES BORGES, D.; FÁTIMA COFFERRI , F. Percepções de professores com deficiência acerca do seu contexto profissional e atuação docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 247–262, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33503. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33503. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas