As orientações de organismos internacionais, o currículo escolar e a pedagogia das competências: impactos, desafios e alternativas para uma educação integral e crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34139

Palavras-chave:

Organismos internacionais; Pedagogias das competências; Educação pública.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o impacto das orientações de organismos internacionais sobre o currículo escolar ao longo das últimas três décadas. Instituições, como a Unesco, o Banco Mundial e a OCDE, promovem a pedagogia das competências, a fim de alinhar a educação às demandas de um mercado globalizado e pragmático. Assim sendo, por meio de uma revisão bibliográfica, investiga-se como essas diretrizes têm contribuído para a descaracterização da escola pública, a qual objetiva a formação integral e crítica dos estudantes. Tal análise revela que as reformas curriculares impulsionadas por esses organismos priorizam a eficiência e a padronização, muitas vezes, em detrimento de uma educação integral e emancipatória. Além disso, a convergência entre o neoliberalismo e o conservadorismo reacionário reforça essa tendência, propondo uma educação que não valoriza a diversidade, nem promove a inclusão social. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais para garantir uma formação crítica e integral que contrarie a lógica mercadológica dominante.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

BETIATE, F. A.; CHIARETTI, A. T. G.; VAILLÕES , S. de A.; ANDRADE , G. B. de. As orientações de organismos internacionais, o currículo escolar e a pedagogia das competências: impactos, desafios e alternativas para uma educação integral e crítica . Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 52–71, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34139. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34139. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS