Desdobramentos do programa Educar pra Valer e da política de avaliação em larga escala no municipio de João Pessoa – PB
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34215Palavras-chave:
Organismos Internacionais; avaliações em larga escala; Programa Educar pra Valer.Resumo
Este artigo é fruto de uma dissertação concluída no ano de 2024 e tem por objetivo analisar como se caracterizam as avaliações em larga escala no Acordo de Cooperação entre a prefeitura municipal de João Pessoa/PB e no Plano Anual de Formação Continuada e em Serviço do Programa Educar pra Valer. Neste sentido, temos como pergunta norteadora: como os direcionamentos dos Organismos Internacionais influenciaram nas políticas avaliativas no Brasil, em especial no município de João Pessoa/PB, a partir do Programa Educar pra Valer? Para tanto, nos fundamentamos nos conceitos de Rodrigues (2018); Verger, Parcerisa e Fontdevila (2018); Apple (2005); Freitas (2018) e Laval (2019), entre outros autores. A metodologia empregada é uma revisão bibliográfica e documental, para cuja análise se partiu da Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os principais resultados encontrados nos documentos analisados são: a formação continuada desenvolvida pelo Programa Educar pra Valer, busca a partir de seus direcionamentos uma melhoria dos indicadores educacionais e do desempenho da rede de ensino baseada em avaliações em larga escalas como orientam os Organismos Internacionais. Concluímos este artigo, afirmando que as políticas avaliativas no município de João Pessoa/PB foram consolidadas pelo Programa Educar pra Valer fundamentadas nos seus documentos norteadores.
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