Desdobramentos do programa Educar pra Valer e da política de avaliação em larga escala no municipio de João Pessoa – PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34215

Palavras-chave:

Organismos Internacionais; avaliações em larga escala; Programa Educar pra Valer.

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação concluída no ano de 2024 e tem por objetivo analisar como se caracterizam as avaliações em larga escala no Acordo de Cooperação entre a prefeitura municipal de João Pessoa/PB e no Plano Anual de Formação Continuada e em Serviço do Programa Educar pra Valer. Neste sentido, temos como pergunta norteadora: como os direcionamentos dos Organismos Internacionais influenciaram nas políticas avaliativas no Brasil, em especial no município de João Pessoa/PB, a partir do Programa Educar pra Valer? Para tanto, nos fundamentamos nos conceitos de Rodrigues (2018); Verger, Parcerisa e Fontdevila (2018); Apple (2005); Freitas (2018) e Laval (2019), entre outros autores. A metodologia empregada é uma revisão bibliográfica e documental, para cuja análise se partiu da Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os principais resultados encontrados nos documentos analisados são: a formação continuada desenvolvida pelo Programa Educar pra Valer, busca a partir de seus direcionamentos uma melhoria dos indicadores educacionais e do desempenho da rede de ensino baseada em avaliações em larga escalas como orientam os Organismos Internacionais. Concluímos este artigo, afirmando que as políticas avaliativas no município de João Pessoa/PB foram consolidadas pelo Programa Educar pra Valer fundamentadas nos seus documentos norteadores.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

OLIVEIRA DE CARVALHO RIBEIRO, G.; XAVIER TORRES, D.; KALLIANE MENEZES ALVES, R. Desdobramentos do programa Educar pra Valer e da política de avaliação em larga escala no municipio de João Pessoa – PB. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 72–91, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34215. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34215. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS